carolrodes

1 de jul de 20161 min

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma doença que ocorre quando o nervo mediano é comprimido. Este nervo passa, juntamente com os tendões dos músculos flexores de punho e dedos, pelo túnel do carpo (também conhecido como retináculo dos flexores), que é uma bainha fibrosa que reveste estas estruturas na altura do punho.

Os principais sintomas são formigamento no 2º, 3º e 4º dedos, podendo se estender para o resto do braço ou haver sensação de choque.
 

 

 
A causa mais comum dessa síndrome é manter o punho em flexão ou extensão excessivas ou por muito tempo, em posturas inadequadas ao escrever ou digitar, por exemplo. Esta posição causa uma inflamação dos tendões, comprimindo o nervo. Nestes casos estão inclusas as famosas LER (lesão por esforços repetitivos) ou DORT (distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho).

O melhor tratamento neste caso é a prevenção. Posturas adequadas no trabalho e em casa e pausas durante a jornada de trabalho são essenciais!
 

 

 
Existem também casos de origem traumática (quedas) ou reumáticas (artrite reumatoide).
 

 

 
Em casos onde a síndrome já está instalada, deve-se fazer fisioterapia, cujo tratamento consiste em analgesia (com o ultrassom, por exemplo); imobilização da articulação do punho, se necessário, durante período inflamatório agudo; alongamentos e mobilização para lubrificar os tendões e assim, diminuir o atrito, dor e processo inflamatório, além da reeducação das posturas de trabalho ou gesto esportivo.

#síndromedotúneldocarpo #punho #anatomia #dor #LERDORT #fisioterapia #distúrbiossensitivos #ergonomia

    4600
    0