• zuzfisiopilates

Afinal, o que é Pilates?


Nosso primeiro post contou um pouquinho de como é a fisioterapia no ZUZ.

Agora, iremos falar de outro de nossos serviços: o Pilates.

Hoje em dia, no Brasil e no mundo, só se ouve falar de Pilates! Mesmo assim, muita gente ainda não sabe o que é o Pilates.

O Pilates é uma técnica de treinamento corporal que envolve flexibilidade, força, resistência muscular, concentração, alinhamento postural, controle da respiração e equilíbrio.

É indicado tanto para pessoas que já tem um bom condicionamento físico, como para aquelas que estão iniciando uma atividade física agora, além de poder ser utilizado como preparação para outros esportes e até mesmo para a reabilitação física.

O Pilates deve ser praticado na presença de um instrutor habilitado, que tenha formação na técnica do Pilates. Aqui no ZUZ, todos são fisioterapeutas. No ZUZ, para um melhor aproveitamento, as aulas são individuais ou com no máximo dois alunos, pois assim podemos avaliar melhor suas necessidades, e o modo como você faz os exercícios, evitando compensações musculares e posturas indesejadas. Só assim podemos garantir que você execute os movimentos da maneira correta e prevenir lesões!

Todos os exercícios do Pilates combinam os movimentos do corpo com o controle da respiração. Assim, são trabalhadas a musculatura profunda do abdômen e das costas, facilitando o equilíbrio e o alinhamento da postura. São feitos exercícios de poucas repetições e com baixo impacto.

Os princípios do Pilates são respiração, concentração, alinhamento postural, controle, fluidez, precisão e centralização da força. Todos eles devem ser lembrados durante a execução dos exercícios, pois são essenciais para garantir que os resultados esperados, e o mais importante, reduzindo os riscos de lesão.


A maioria dos equipamentos do Pilates utiliza molas, que podem tornar um exercício mais fácil ou mais difícil, de acordo com o objetivo estipulado. Outros tem uma conformação que ajuda a moldar sua coluna, garantindo que as curvaturas vertebrais estejam preservadas. Também saõ realizados exercícios de Pilates de solo, que não necessitam de nenhum aparelho especial, somete o peso do corpo.

Também podem ser usados outros acessórios, como bola terapêutica, elásticos e rolos, que ajudam a estimular a contração muscular e fazem o movimento ser mais harmonioso e controlado.

Saiba aproveitar os benefícios do Pilates! Venha praticar você também!

Marque uma aula experimental

#ZUZ #qualidadedevida #pilates #matpilates #postura

14 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos