top of page
  • carolrodes

Avaliação postural: qual o melhor método?


A postura humana é a relação entre as posições dos complexos articulares do corpo em um dado momento. Em um alinhamento postural ideal, espera-se que os músculos, articulações e suas estruturas esqueléticas encontrem-se em estado de equilíbrio dinâmico, gerando uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, na qual o aparelho locomotor tenha máxima eficiência.

A avaliação postural tem importância fundamental para o diagnóstico, planejamento e acompanhamento da evolução de um tratamento fisioterapêutico, porém é uma avaliação complexa, difícil de mensurar. Isto explica a baixa quantidade de pesquisas que conseguem associar alterações posturais a lesões ou disfunções musculoesqueléticas específicas.

Portanto, é essencial estabelecer métodos confiáveis e quantitativos de avaliação postural, já que a avaliação postural subjetiva muitas vezes é inconclusiva e passível de erros.

A goniometria manual é um método subjetivo, muito utilizado na fisioterapia devido ao baixo custo do instrumento e a facilidade de mensuração, que depende quase que exclusivamente da experiência do avaliador.

Porém com o avanço tecnológico, outra alternativa mostra-se muito útil para a avaliação quantitativa das assimetrias posturais: a fotogrametria computadorizada (combinação da fotografia digital com softwares que permitem a mensuração de ângulos e distâncias horizontais e verticais). Esta é capaz de trazer dados mais confiáveis do que aqueles obtidos pela observação visual.

Para a avaliação postural pela fotogrametria computadorizada, palpam-se determinados pontos que, em seguida, são marcados bilateralmente com etiquetas auto-adesivas. O paciente é então fotografado nos planos sagital direito e esquerdo e frontal anterior e posterior com uma câmara digital. As fotos são passadas para um computador onde softwares específicos são utilizados para calcular diferentes ângulos e distâncias entre os pontos anatômicos marcados.

Desta forma, a fotogrametria é um método objetivo e quantitativo de avaliação postural mais eficaz que a avaliação subjetiva (visual ou por goniometria), e permite a comparação da postura antes, durante e após o tratamento.

O ZUZ preza pela avaliação minuciosa de seus pacientes, podendo assim oferecer um tratamento individualizado e mais acertivo.

1.982 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page