top of page
  • carolrodes

Coluna estável: acabe com as dores fortalecendo o CORE


Se você é ligado em algum tipo de atividade física, já deve ter escutado termos como CORE, Power House ou Equilíbrio Tóraco-Abdominal.

Dentro da fisioterapia e da atividade física, uma infinidade de técnicas aparecem a todo momento, e cada uma tem seu vocabulário próprio, porém entendendo um pouco de anatomia, fisiologia e biomecânica, vemos que todos estes termos se referem a mesma coisa: estabilização da coluna.

Quando escrevi sobre como tratar as lombalgias, expliquei a importância de focar um tratamento nas causas, e não no efeito da dor.

No caso das lombalgias de causa mecânica, geralmente ocorre uma tensão aumentada na musculatura paravertebral baixa, devido a uma instabilidade da coluna lombar. Se realizarmos somente analgesia e alongamentos, estaremos diminuindo o efeito (dor), e relaxando o músculo tenso; mas desta forma iríamos tirar o mecanismo de proteção da nossa coluna (que apesar de inadequado, estava lá com objetivo de proteger a articulação de movimentos indesejados e lesões), sem dar uma estabilidade para mesma. Sendo assim, a tensão iria voltar, no mesmo lugar ou em outro, a fim de compensar este déficit de estabilidade.

A estabilidade da coluna se dá pelos músculos paravertebrais profundos, como os multífidos; pela musculatura abdominal (reto, oblíquos e transversos); assoalho pélvico e diafragma. Este conjunto de músculos juntos forma uma espécie de caixa para nossas vísceras, dentro da qual deve ser mantida uma pressão ideal: a famosa Pressão Intra-Abdominal (PIA). Esta pressão é peça chave para uma coluna estável. Trabalhar esta musculatura e a manutenção da PIA nada mais é do que treinar o Core, trabalhar o Power House ou encontrar o Equilíbrio Tóraco-Abdominal.

Agora que desmistificamos estes conceitos, vemos que não importa se você faz Pilates, RPG, treino do Core, ou fisioterapia "convencional". Um bom profissional é aquele que sabe identificar estes elementos no seu paciente ou aluno e, com qualquer técnica e muito conhecimento, melhorar a sua dor, sua postura e sua performance durante o exercício!

329 visualizações0 comentário
bottom of page