• zuzfisiopilates

Coluna estável: acabe com as dores fortalecendo o CORE


Se você é ligado em algum tipo de atividade física, já deve ter escutado termos como CORE, Power House ou Equilíbrio Tóraco-Abdominal.

CORE pilates coluna santa cecília higienópolis

Dentro da fisioterapia e da atividade física, uma infinidade de técnicas aparecem a todo momento, e cada uma tem seu vocabulário próprio, porém entendendo um pouco de anatomia, fisiologia e biomecânica, vemos que todos estes termos se referem a mesma coisa: estabilização da coluna.

Quando escrevi sobre como tratar as lombalgias, expliquei a importância de focar um tratamento nas causas, e não no efeito da dor.

lombalgia coluna dor CORE estabilidade pilates higienópolis

No caso das lombalgias de causa mecânica, geralmente ocorre uma tensão aumentada na musculatura paravertebral baixa, devido a uma instabilidade da coluna lombar. Se realizarmos somente analgesia e alongamentos, estaremos diminuindo o efeito (dor), e relaxando o músculo tenso; mas desta forma iríamos tirar o mecanismo de proteção da nossa coluna (que apesar de inadequado, estava lá com objetivo de proteger a articulação de movimentos indesejados e lesões), sem dar uma estabilidade para mesma. Sendo assim, a tensão iria voltar, no mesmo lugar ou em outro, a fim de compensar este déficit de estabilidade.

A estabilidade da coluna se dá pelos músculos paravertebrais profundos, como os multífidos; pela musculatura abdominal (reto, oblíquos e transversos); assoalho pélvico e diafragma. Este conjunto de músculos juntos forma uma espécie de caixa para nossas vísceras, dentro da qual deve ser mantida uma pressão ideal: a famosa Pressão Intra-Abdominal (PIA). Esta pressão é peça chave para uma coluna estável. Trabalhar esta musculatura e a manutenção da PIA nada mais é do que treinar o Core, trabalhar o Power House ou encontrar o Equilíbrio Tóraco-Abdominal.

abdômen CORE coluna lombalgia dor

abdômen CORE coluna

Agora que desmistificamos estes conceitos, vemos que não importa se você faz Pilates, RPG, treino do Core, ou fisioterapia "convencional". Um bom profissional é aquele que sabe identificar estes elementos no seu paciente ou aluno e, com qualquer técnica e muito conhecimento, melhorar a sua dor, sua postura e sua performance durante o exercício!

#CORE #coluna #dor #lombar #lombalgia #fisioterapia #PowerHouse #estabilidade #tratamento #saúde #anatomia

208 visualizações0 comentário