top of page
  • carolrodes

Síndrome da carteira: falando sobre o ciático!


Muita gente se queixa de dor no ciático...mas você sabe o que é o ciático?


O ciático (também conhecido como nervo isquiático) é um nervo que sai da região lombar e desce posteriormente pela perna até o pé, sendo assim o nervo mais importante do membro inferior. É também o mais longo nervo do corpo humano.

O ciático é muito conhecido, já que muita gente sofre de ciatalgia, e esta pode ser por diversas causas: distúrbios da coluna como hérnia de disco, estenose do canal medular, degeneração dos discos vertebrais e espondilolistese; inflamação do próprio nervo; ou ainda a compressão do mesmo.


Esta compressão pode ocorrer devido à tensão no músculo piriforme, que tem origem no sacro e se insere no fêmur.

Na maioria das pessoas, o nervo ciático passa logo abaixo do piriforme, mas em alguns casos, o nervo pode passar por dentro músculo, sendo mais facilmente comprimido e gerando muita dor.


Um fato curioso é a chamada "Síndrome da Carteira". Mais comum em homens, já que estes costumam deixar a carteira no bolso de trás, a síndrome é causada pela compressão do nervo ciático pela carteira na hora em que a pessoa se senta em cima dela.

O ideal para casos de dor ciática é descobrir a verdadeira causa da dor, pois como descrito acima, suas origens podem ser muito variadas, e portanto, tratadas de forma diferenciada.

229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page