zuzfisiopilates
NUTRIÇÃO - Quando bate aquele frio...
Você já reparou que, quando chega o frio, parece que chega junto o aumento da fome e da vontade de comer doces? É comum pessoas relatarem que no inverno sentem mais vontade de comer um croissant, um chocolate quente, um fondue, um chocolatinho à tarde.

Como se não bastasse, para algumas pessoas parece também que o frio tira a vontade de comer saladas e frutas. E tudo isso parece piorar no final da tarde. Pois bem, se isso acontece com você, saiba que você é completamente normal. Isso acontece mesmo e é fisiológico.
O que ocorre, na verdade, é que durante o frio nosso organismo gasta mais energia para manter o nosso corpo aquecido, e por isso nosso cérebro aumenta a busca por alimentos mais energéticos. Soma-se a isso o efeito da queda de serotonina (hormônio do prazer) no final da tarde e a queda de temperatura no mesmo horário e pimba: no final da tarde essa vontadezinha extra sempre aparece.
E agora, nutri? O que fazer??
Vamos por partes:
Primeiro lugar: para não abandonar o consumo de frutas, legumes e verduras no frio, opte por verduras e legumes assados, refogados e na sopa. Para as frutas, uma boa alternativa é comê-las aquecidas ou assadas. Maçãs ficam ótimas assadas com um pouquinho de água e as bananas, quando maduras, ficam uma delícia aquecidas no micrôondas por 50 segundos. Você pode ainda polvilhar canela ou cacau em pó para dar um toque final!
Segundo lugar: use e abuse dos chás! É normal sentirmos menos sede no inverno, mas
é importante manter o corpo bem hidratado também no frio!
E, por fim, quando decidir comer um belo fondue de chocolate belga, faça isso da melhor de todas as formas: faça antes um jantar leve, escolha suas frutas preferidas, compartilhe o momento com pessoas queridas, em local agradável, saboreie cada garfada e, principalmente, faça o momento como um todo valer a pena! Afinal, ninguém precisa parar de comer o que gosta para ter saúde, basta ter bom senso, escolher uma porção sem excesso, comer devagar e curtir!
Bom apetite!