top of page
  • carolrodes

Fratura óssea


A fratura significa a perda de continuidade do osso, ou seja, quando duas ou mais partes de um osso são separadas, total ou parcialmente.

Elas podem ser causadas por um trauma de médio ou alto impacto ou espontaneamente. Neste último caso, é chamada fratura por stress, e ocorre quando há um impacto leve porém repetido diversas vezes sobre o mesmo local (em alta frequência). Os sintomas principais são dor, incapacidade/dificuldade de movimentar o membro acometido, e algumas vezes descontinuidade de outros tecidos como pele, nos casos de fratura exposta. Sua incidência é grande em indivíduos expostos a grandes impactos, como atletas, e também em idosos e mulheres na menopausa, devido à osteoporose.

Para que um osso fraturado se recupere corretamente, é necessário ser feita a redução da fratura, ou seja, alinhar os segmentos fraturados novamente, caso estes tenham se deslocado. Em casos de fraturas mais simples, esta redução é realizada sem anestesia, tracionando os segmentos afetados até realinhá-los. Em casos mais complexos, ou em locais de difícil acesso, este alinhamento deve ser mantido com fixadores internos ou externos, como hastes e parafusos, por meio de cirurgia. Quer saber como são realizadas essas cirurgias? Assista a esse vídeo Nos casos mais simples, o tratamento continua de forma conservadora, imobilizando o segmento até que haja formação do calo ósseo e futura consolidação total do osso. Após o período de imobilização, é indispensável realizar a fisioterapia, para restaurar o movimento, flexibilidade e força perdidos pela imobilização.

Além disso, em casos cirúrgicos, a fisioterapia pode ser uma grande aliada para diminuição da cicatriz cirúrgica.

489 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page