• zuzfisiopilates

Estimulação elétrica funcional (FES) em pacientes com AVE


Artigo publicado no Journal of Physics: The effect of Functional Electric Stimulation in stroke patients’ motor control – a case report

A estimulação elétrica funcional (EEF) vem sendo estudada há muito tempo como recurso terapêutico para redução da espasticidade de pacientes hemiplégicos, porém não existem estudos sobre o efeito da EEF no controle motor destes pacientes durante tarefas funcionais como a manutenção do equilíbrio.

Investigou-se a ativação muscular de gastrocnêmio medial (GM) e semitendíneo (ST) de ambos os membros de um pacientes hemiparético durante a postura ereta autoperturbada antes e após a EEF de tibial anterior, por meio da eletromiografia de superfície.

Calculou-se os instantes dos picos máximos de ativação muscular de GM e ST logo após uma autoperturbação motora, a fim de observar o sinergismo muscular entre estes dois músculos, e as possíveis estratégias de equilíbrio utilizadas (estratégia do tornozelo ou do quadril).

No membro preservado ocorreu a esperada sinergia distal-proximal (GM seguido de ST) para pequenas perturbações, porém no membro espástico houve inversão da sinergia (proximal-distal) após a EEF. É possível que a intervenção da corrente elétrica tenha inibido vias sinérgicas devido ao efeito antidrômico, dificultando a utilização da estratégia do tornozelo no membro espástico.

Clique para ver o artigo completo

#acidentevascularencefálico #artigos #hemiparesia #espasticidade #neurologia #fisioterapia #reabilitação #FES #deficiência #controlemotor #postura

147 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos