top of page
  • carolrodes

Dormir pouco engorda? Mito ou verdade?


Aqueles que me conhecem ou conhecem meu trabalho sabem que eu sou super defensora do respeito integral ao corpo e às reais necessidades do organismo – ou seja, amar o seu corpo e respeitá-lo. Isso não envolve apenas comer de acordo com o que seu corpo precisa em cada momento do seu dia, mas também dar a ele o descanso que ele merece.

É claro que todos nós temos dias mais corridos nos quais sobrevivemos à base de cafeína e corretivo, e é claro também que nem todo mundo precisa do mesmo número de horas de sono para se sentir disposto – como tudo que envolve organismo e metabolismo, cada corpo é um corpo. Para alguns, 6 – 7 horas é suficiente, enquanto outros podem precisar de 8 – 9 horas.

Independente de qual seja a sua necessidade de sono para se restabelecer, dormir pouco traz prejuízos para o corpo e essa carência impacta diretamente alguns fatores que se relacionam com ganho e perda de peso. Você já pensou que essa pode ser uma das causas do insucesso que muitas pessoas enfrentam em tentativas de perda de peso? Por isso, vamos por partes:

- Dormir pouco altera nossa percepção de fome e saciedade – ou seja, a pessoa sente mais fome e menos saciedade quando dorme pouco.

- Se temos mais fome e ficamos mais tempo acordados, comemos mais.

- Dormir pouco gera estresse no organismo – que por si só já favorece o ganho de peso por uma série de questões hormonais.

- A indisposição causada por poucas horas de sono diminui a nossa capacidade de produção física e prática de exercícios e, portanto, diminui nosso gasto energético.

Então é verdade: dormir pouco engorda, além de ser um desrespeito a uma necessidade básica do corpo. E agora? O que fazer para conseguir deixar o sono em dia?

  • Ir relaxando aos poucos é importantíssimo e requer um ambiente favorável ao relaxamento. Por isso, evite usar celular e computador logo antes de dormir: eles nos despertam e ativam nossa mente.

  • Diminuir as luzes do quarto também ajuda bastante, pois um dos hormônios que nos faz sentir sono é estimulado pela escuridão.

  • Pode parecer besteira, mas criar uma rotina de sono também é uma boa dica – ou seja, condicionar o corpo a dormir e despertar em horários pré-estabelecidos ajuda bastante.

  • Evitar consumir alimentos fonte de cafeína antes de dormir.

Todos esses efeitos causados por dormir poucas horas não acontecem apenas em adultos, mas também em crianças, e há diversos estudos recentes que nos mostram isso. Mas esse assunto vai ficar para um próximo post; por hoje, já temos muito a pensar e nos trabalhar!

Boa semana e bons sonhos a todos!

Paula Dayan – nutricionista do ZUZ

24 visualizações0 comentário
bottom of page