top of page
  • carolrodes

Alongar ou aquecer?


Antes de iniciar uma atividade física, uma dúvida muito comum é: devo alongar ou aquecer?

Quando realizamos o alongamento muscular (manter o músculo em posição de estiramento, por no mínimo 20 segundos), os fusos musculares - estruturas responsáveis pela regulação da tensão muscular e pela propriocepção - ficam estirados, diminuindo a sua sensibilidade. Com sua capacidade de perceber a tensão, o comprimento muscular e a velocidade de alongamento/estiramento do músculo alterada, o atleta fica mais sujeito a lesões como entorses e distensões. Por este motivo, é recomendado somente o aquecimento antes da prática esportiva.

Este aquecimento pode ser feito utilizando-se os mesmos movimentos utilizados durante o treino, porém em menor intensidade e velocidade, os quais podem ser aumentados aos poucos, fazendo a transição aquecimento-treino. Após o treino recomenda-se alongamento leve (sem chegar ao limite do indivíduo), somente como forma de prevenir dores musculares.

Já o alongamento máximo, com objetivo de ganho de flexibilidade, deve ser realizado em dias alternados com o treino esportivo. Um músculo com boa flexibilidade é muito importante na prática esportiva, pois consegue ativar-se melhor, em diferentes amplitudes de movimento necessárias ao esporte, prevenindo as distensões musculares.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page