- carolrodes
Pilates para lutadores
O Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates, tendo como inspiração movimentos de dança (ballet), circo, ginástica olímpica, yoga e até artes marciais, sendo que o próprio criador chegou a ser pugilista profissional.
O método tem uma série de princípios que são de muita importância para qualquer pessoa, ainda mais para atletas, entre eles os lutadores:
Respiração:
Uma respiração correta é essencial para que o lutador consiga dosar o seu gasto de energia, principalmente no que se refere ao trabalho cardiopulmonar, e consiga durar na luta sem perder o “gás”.
Concentração:
Não adianta nada o lutador se preparar fisicamente para uma luta e não comparecer mentalmente. Ele precisa estar ligado, focado em tudo ao seu redor para não acabar na lona.

Alinhamento postural:
Uma postura adequada é necessária para que o atleta se posicione de maneira correta no ringue, cage ou tatame, já que cada estilo de luta tem uma postura ideal de ataque e defesa.
Relaxamento:
Evitar tensões ou contrações em excesso faz com que o lutador diminua seu gasto energético durante o treino ou luta e consiga se concentrar melhor.
Controle:
Ter consciência dos movimentos e posicionamento do seu próprio corpo permite ao lutador evitar compensações desnecessárias, dar golpes mais contundentes e se esquivar com mais habilidade dos golpes adversários.
Fluência:
Realizar os movimentos harmoniosamente, ritmados com a respiração, pode ajudar tanto no ataque - já que gritar ou expirar forçadamente durante o golpe aumenta sua potência - quanto na defesa, quando sabemos que um golpe no abdome, por exemplo, é melhor absorvido durante a expiração do que na inspiração.

Precisão:
É a perfeita comunicação entre corpo e mente, trabalhando intimamente com o controle. Uma boa precisão evita que seus golpes passem no vazio e sua defesa mais apurada.
Coordenação:
Harmonizar os movimentos do corpo com destreza permite que o lutador tenha a habilidade de se movimentar com mais agilidade, além de conseguir fazer mais movimentos simultâneos ou combinados para atacar e se defender.
Isolamento de estruturas:
Durante certos momentos da luta o atleta precisa conseguir movimentar algumas partes do corpo sem mover outras para não perder uma posição no chão, por exemplo.
Centralização (Power House ou CORE):
Estar com o centro do corpo acionado e estabilizado é necessário para manter-se equilibrado. Além disso, todo golpe ganha potência se partirem do centro do corpo e não somente da força dos braços ou pernas.


Seguindo esses princípios, o Pilates é capaz de trabalhar vários fundamentos: força, fazendo com que os golpes fiquem mais potentes; flexibilidade, permitindo que o atleta tenha mais alongamento e consiga aguentar mais tempo antes de bater durante uma finalização, tendo mais chance de “raspar”; agilidade, dando maior velocidade ao lutador; equilíbrio e estabilidade, diminuindo a chance do adversário derrubá-lo.
Sendo assim, pode-se concluir que o Pilates é um método que pode complementar de
forma significante a rotina de treinos de um lutador, seja ele amador ou profissional.
#pilates #lutadores #jiujitsu #MMA #atletas #esporte #treinoesportivo