top of page
  • carolrodes

Quer abrir um consultório, clínica ou academia: fez um plano de negócios?


Muitos profissionais autônomos iniciam sua carreira trabalhando em clínicas ou consultórios de terceiros, fazem atendimentos domiciliares ou trabalham como personal trainer.

Conforme a experiência profissional vai aumentando, e a carteira de clientes vai crescendo, muitos profissionais começam a sonhar em abrir um espaço próprio.

Neste momento, duas possibilidades podem acabar com este sonho:

1) medo de empreender: neste caso, o profissional deixa de abrir seu negócio com medo das responsabilidades (principalmente financeiras), e pode perder uma grande oportunidade de crescimento;

2) o profissional abre um negócio e fecha após um ou dois anos por falta de planejamento.

Ambos os cenários são frustrantes para o profissional e podem resultar em desânimo e até abandono da profissão. Isso acontece pois nossos cursos de graduação formam ótimos técnicos, mas péssimos gestores.

A maior parte dos cursos superiores na área da saúde não nos ensinam absolutamente nada sobre a burocracia envolvida em abrir uma clinica, os impostos a pagar num consultório, ou como planejar a abertura de uma academia, considerando investimento necessário e risco do negócio.

É preciso saber realizar um plano de negócios, no qual deve ser considerado: cálculo dos custos fixos e variáveis, investimento inicial, capacidade de atendimentos por dia e entrada estimada.

Com esta planilha em mãos, podemos começar a entender se o negócio que queremos abrir é viável ou não, quanto tempo se passara até que comece a ser lucrativo e qual o valor que estamos dispostos a investir nele.

Apesar do plano de negócios ser um modelo para a abertura de seu empreendimento, podemos aplicá-lo a espaços já existentes. Se você tem uma clínica que não dá lucro, podemos fazer uma análise para entender onde está o problema.

Se você se interessou por este assunto e quer saber mais, entre em contato que podemos te ajudar! Ou então, clique aqui para mais informações.

73 visualizações0 comentário
bottom of page