top of page
  • carolrodes

A coluna do lutador de jiu jitsu


Qualquer lesão da coluna vertebral observada entre não atletas pode ser encontrada entre os praticantes de Jiu Jitsu, tanto amadores quanto profissionais. Porém, algumas lesões são mais características desses atletas e apresentam peculiaridades que justificam abordagens mais específicas.

O mecanismo principal das lesões de coluna vertebral nos lutadores é a combinação das forças de flexão, extensão, cisalhamento e torção, repetitivamente ou com grande intensidade. Durante o “rola” ou a luta, muitas vezes o atleta tem que aplicar essa combinação de forças para conseguir realizar um golpe ou até mesmo uma raspagem.

Além de lesão nos discos intervertebrais, pode haver também lesões em partes moles e ossos. As lesões das partes moles são as mais comuns, ocorrendo em músculos e ligamentos. As lesões do disco intervertebral podem ser uma discopatia precoce ou hérnia de disco traumática. As lesões ósseas podem ocorrer na forma de microfraturas, avulsões ou fraturas propriamente ditas.

É de extrema importância, portanto, que se tenha cuidado durante os treinos e competições com esse tipo de movimento, devendo o atleta ser bem orientado em relação à execução correta. Além disso, é necessário preparar o corpo para receber essas forças sem se lesionar. O mais indicado são exercícios específicos para estabilidade da coluna e fortalecimento do CORE. Uma boa opção é o método Pilates, que trabalha muito bem estes aspectos.

Um trabalho preventivo permitirá que o atleta siga sua carreira com saúde por mais tempo e serve como um ótimo complemento de treinos, tornando o lutador mais completo.

Você já incorporou algum treino de base na sua rotina?

1.765 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page