Espondilolistese

A espondilolistese é quando ocorre o deslizamento anterior de uma vértebra no sentido anterior em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento pode ocasionar dor e até comprimir raízes nervosas, causando distúrbios de sensibilidade e motores.

A espondilolistese tem duas principais causas: a espondilolistese degenerativa é comum em adultos e idosos, e é provocada pelo desgaste das facetas articulares, como parte do quadro natural de degeneração da coluna. Já a espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das facetas articulares, que pode ser congênito ou devido a traumas, e por este motivo é mais comum na infância e adolescência.

O escorregamento das vértebras costuma ocorrer na região lombar, principalmente entre as vértebras L5 e S1, devido à posição anatômica das mesmas.

Os principais sintomas são dor na região lombar, dor irradiada pelo trajeto do nervo ciático (região posterior da perna), formigamento, diminuição ou perda de força e coordenação dos movimentos e, em casos mais graves, perda da capacidade de andar.

O diagnóstico é realizado por raio-X ou ressonância magnética. Já o tratamento pode ser conservador, com medicamentos antiinflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos; ou cirúrgico, por meio de artrodese (fusão das vértebras) ou técnicas de fixação dinâmica das vértebras.

A fisioterapia é muito importante para relaxamento muscular, analgesia e reequilíbrio da musculatura de coluna e membro inferior, além de restabelecer força e função perdidas, e em muitos casos deve ser realizada antes da tentativa cirúrgica. Casos menos severos podem ser total ou parcialmente revertidos por um bom programa de reabilitação com ênfase na estabilização das vértebras.