• zuzfisiopilates

GDS: Existe uma postura ideal igual para todos?


Diz-se que a postura correta é aquela onde as cargas impostas sobre cada articulação e o trabalho muscular para mantê-la são mínimos. Em contrapartida, a má postura é aquela onde há uma quantidade de carga excessiva sobre as articulações, desestruturando o alinhamento entre as mesmas e ocasionando o aumento do trabalho muscular necessário para a manutenção da posição de equilíbrio. A postura corporal depende de vários fatores ósseos e hereditários, assim como do equilíbrio das cadeias musculares. Sabe-se também que alguns fatores como as emoções e a personalidade têm um efeito profundo sobre o sistema nervoso que se reflete na postura do indivíduo. A maneira como o corpo se apresenta está diretamente relacionada aos aspectos comportamentais de cada indivíduo.

Uma retratista e fisioterapeuta bastante desconhecida foi especialmente previdente no sentido de compreender a postura nas suas múltiplas variantes. Esta fisioterapeuta não criou sequer um tipo específico de intervenção. O seu método é mais uma forma global de ver a postura: o método de Godelieve Denys-Struyf (GDS).

O GDS não é tanto um método de tratamento, mas sim uma visão avaliativa e integrativa única, que vê o sujeito e a sua morfologia de uma forma verdadeiramente holística, como um todo, e relaciona a postura do indivíduo à sua personalidade.

Em pessoas mais autoritárias ou cuja profissão exige que assumam uma postura de autoridade, como é o caso de professores, militares ou chefes de empresas, observa-se, geralmente alguns padrões posturais como a hiperextensão dos joelhos, hiperlordose, peito estufado e queixo alto, assim como a projeção do centro de gravidade para frente, também comum em pessoas pró-ativas. Já pessoas mais submissas ou tímidas têm a tendência ao fechamento, hipercifose, queixo baixo e semiflexão de joelhos.

Na hora de tratar a postura de um indivíduo, portanto, deve-se ter essa perspectiva multifatorial de como ela é gerada. Não existe uma postura correta igual para todos, como algumas técnicas ditam. Temos, é claro, alguns padrões de referência que devem ser respeitados para evitar sobrecargas, dores e lesões. Entretanto, deve-se encontrar a postura mais correta para cada pessoa, levando em conta sua personalidade e características psicossomáticas.

#GDS #postura #controlepostural #cadeiasmusculares #comportamento

134 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos