• zuzfisiopilates

Planejamento financeiro: como abrir sua clínica ou Studio e ter sucesso!


Hoje vamos falar com aqueles profissionais que resolveram abrir seu negócio próprio! Seja clínica, academia, studio de Pilates ou consultório: o mais importante para ter sucesso é um bom planejamento financeiro.

Vemos muitos ótimos profissionais se formando, ou até com anos de experiência trabalhando em hospitais ou clínicas de terceiros, que ao tentar começar seu próprio empreendimento, falham! Muitos abrem seu espaço e fecham após um ou dois anos. A culpa geralmente é atribuída ao excesso de concorrência, crise no país ou algo assim...mas a verdade é que na maioria dos casos, o profissional não se planejou direito.

Para abrir uma empresa, é essencial ter um plano de negócios. Se pensarmos em um consultório, academia, clínica ou Studio não pode ser diferente!

Muitos fatores devem ser considerados ao montar um plano de negócios: quanto preciso investir em equipamentos? E na compra ou aluguel do espaço? Quanto vou ter de gastos como luz, água, condomínio,? Quais são os custos variáveis do meu negócio?

E ainda: quanto vou receber por atendimento realizado? Qual a capacidade máxima de atendimentos que posso realizar? Em quanto tempo devo alcançar este número de atendimentos?

Tendo esses dados computados, é importante fazer a análise do ponto de equilíbrio da empresa - onde a empresa não perde nem ganha dinheiro. Por exemplo: se eu sei que vou ter um gasto fixo de R$2000,00 por mês (entre despesas de aluguel, contas de luz, gás, condomínio etc), e que a cada atendimento realizado recebo o valor de R$100,00, preciso ter um total de 20 atendimentos no mês para estar no ponto de equilibrio. Ou seja: os primeiros 20 atendimentos servem só para arcar com os custos fixos mensais. Isso significa que só a partir do 21º atendimento posso considerar como receita líquida da empresa.

Sendo assim, se capacidade de atendimentos totais no mês (ou a previsão de atendimentos) não for muito além de 20, o meu negócio será pouco lucrativo.

Ainda é necessário considerar que a receita líquida dos primeiros meses será na verdade utilizada para repor o investimento inicial (compra de equipamentos, pintura ou reforma do local, gastos com a legalização do negócio etc.). O lucro mensal estimado deve ser usado para calcular o tempo de pay back do negócio. É o cálculo de quanto tempo vai demorar para recuperar o valor gasto inicialmente. O lucro real começa após o tempo de pay back.

Por fim, precisamos levar em consideração que uma parte do lucro deve ser reinvestido para melhorias e crescimento do negócio, que podem haver variações no fluxo de atendimentos, gastos imprevistos etc.

Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, ou quer ajuda para montar seu plano de negócios, conheça nosso programa de Coaching para Profissionais da Saúde e Fitness

#coaching #planejamentofinanceiro #planodenegócios #profissionaisdasaúde

Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos