top of page
  • carolrodes

Travou? Como melhorar sua dor em 90 segundos!


Quem nunca ficou com dores musculares em alguma parte do corpo e não soube dizer a causa? Ou, mesmo que soubesse, fez de tudo para que ela melhorasse e não conseguiu?

Esse foi o caso de um dos pacientes do Dr. Lawrence Jones. Conta-se que o rapaz chegou na clínica do osteopata com fortes dores na lombar que o faziam até perder o sono. Como o doutor estava ocupado atendendo outros casos, pediu para que ele esperasse deitado em uma das macas. Foi o que ele fez: se deitou de bruços e, como a cabeceira da maca estava elevada, ficou com a coluna em extensão. Curiosamente nesta posição o rapaz conseguiu finalmente dormir e quando acordou e levantou estava sem dor. Isso fez com que o Dr. Lawrence Jones começasse a investigar a relação do posicionamento com o alívio de dor. Esses estudos, posteriormente aprimorados por George Roth e Kerry D’Ambrogio, deram origem a uma Técnica chamada PRT (Positional Release Therapy) ou, em português,TLP(Terapia de Liberação Posicional).

O PRT é uma técnica rápida, indolor e eficaz utilizada para a liberação de pontos de tensão músculo-fasciais. Os pontos de tensão são pontos doloridos que podem se originar a partir de traumas físicos (pancadas, tombos, fraturas, cirurgias, partos) e psíquicos (choques, fobias), estresse, má postura, entre outros, levando o local a um espasmo (tensão muscular) de proteção que produz a sensação de dor, resultando na diminuição da amplitude de movimentos, redução da força muscular com dor pontual ou referida (quando a dor se irradia para outro local).

Sua característica principal é o posicionamento específico dos segmentos corporais com a finalidade de aliviar a dor de pontos sensíveis, os famosos “nós”, que podem surgir em qualquer tecido, como músculos, fáscias, ligamentos, tendões, articulações, e ossos.

Esses posicionamentos são mantidos por apenas 90 segundos. O diferencial da técnica é saber qual o posicionamento ideal para neutralizar cada tipo de dor.

Assim, os benefícios da TLP são muitos: favorecer o equilíbrio do tônus, pois afeta a atividade proprioceptiva inapropriada; a normalização da tensão fascial, ocorrendo uma ação relaxante do tecido; diminuição da hipomobilidade articular, em virtude do relaxamento dos músculos e tecidos fasciais afetados; melhora da circulação e redução do edema, graças ao relaxamento das estruturas musculoesqueléticas; redução da dor, em resposta ao alívio do espasmo; e aumento da força, uma vez que a técnica restaura o tônus e a função normal dos músculos envolvidos.

A técnica pode ser utilizada em crianças, adultos ou idosos; e não só em casos ortopédicos, mas também em portadores de distúrbios neurológicos, de patologias específicas como fibromialgias, e LER/DORT. Os resultados são imediatos, podendo ser utilizada isoladamente ou complementando outros tipos de terapia como Acupuntura, Pilates, ou fisioterapia convencional.

Se você é fisioterapeuta e tem interesse em saber mais sobre a técnica, clique aqui.

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page