top of page
  • carolrodes

Consciência Corporal na Atuação Artística


A consciência corporal nos permite conhecer nosso próprio corpo, percebê-lo e, assim, ter um maior domínio sobre ele, tornando-nos capazes de escolher as ações corporais (movimentos) mais adequados para enfrentar cada situação e vivenciar cada estímulo com mais qualidade.

O corpo se move por necessidade, seja numa situação do dia-a-dia ou numa situação extrema, fora dos nossos planos, como no caso de um obstáculo no meio do caminho. Nessa segunda situação, usando como exemplo uma pisada em falso num buraco, a consciência corporal é determinante para evitar uma lesão como um entorse de tornozelo, já que o corpo, tendo sido bem preparado, encontrará a melhor maneira para se reequilibrar de forma rápida e eficiente, antes que possa se machucar.

Para o ator, conhecer e dominar o próprio corpo não só evitará que ele se machuque em cena, como também fará com que ele tenha mais expressividade e presença no palco. Conseguir mudar sua postura e gestos para interpretar diferentes personagens, seguindo o que o papel pede, é essencial para construir a linguagem não verbal de cada persona assumida.

Para que o ator possa dar vida ao personagem, deve levar em conta os aspectos físicos, mentais, espirituais e emocionais, e também a corporeidade (influenciada tanto pelo corpo biológico quanto pela cultura e história de vida) do mesmo. Desta forma, poderá entender e, consequentemente, executar melhor os movimentos e assumir a sua conformação postural.

Um ator que tenha experiência em exercícios de vivência e consciência corporal, poderá desempenhar estas funções citadas acima com mais precisão e qualidade, e poderá tornar sua atuação mais completa. Como exemplo, o Pilates é um exercício capaz de treinar estas habilidades. Além disso, o método também trabalha concentração - essencial durante as apresentações e ensaios, deixando o ator mais conectado à cena. Outro benefício do Pilates é o ganho de tônus muscular, importante para aumentar a intenção, precisão e intensidade dos movimentos. Todos estes fatores contribuem para que o artista esteja sempre preparado para a ação.

Pode-se concluir que este tipo de exercício garante mais qualidade técnica e assim uma melhor performance artística.

342 visualizações0 comentário
bottom of page