Distonia Cervical

A Distonia Cervical, também conhecida como Torcicolo Espasmódico, é uma doença cuja principal característica é a posição anormal da cabeça, que ocorre de maneira involuntária. É associada a espasmos da musculatura de cabeça e pescoço, e frequentemente à dor.

A distonia pode interferir no cotidiano do indivíduo, pois atrapalha funções como dirigir, ler, e também afeta o convívio social e a qualidade de vida.

Os "truques sensoriais" podem ser utilizados como estratégia de defesa, diminuindo os sintomas, que são menores durante o sono e início do dia, e pioram no fim do dia, com o cansaço e estresse.

A maioria dos casos é idiopática (de causa desconhecida), mas também pode ser secundária a um trauma musculoesquelético e alterações da visão e do sistema vestibular.

Ocorre uma execução anormal dos programas motores, por meio de inibição de certas regiões do cérebro e hiperativação de outras. Já os truques sensoriais indicam uma possível relação com déficits sensoriais.

Para classificar e diagnosticar corretamente uma distonia cervical, é necessário conhecer bem a musculatura de cabeça e pescoço e suas funções, pois o paciente pode ter o torcicolo em diferentes direções (torcicolo, anterocolo, retrocolo, laterocolo e elevação do ombro).

Os objetivos do tratamento são melhora dos sintomas, da funcionalidade e da qualidade de vida.

É necessário mesclar o tratamento medicamento à terapia física. Muitos pacientes também podem se beneficiar das aplicações da toxina botulínica.

Quanto à fisioterapia, mobilização vertebral, liberação miofascial e dry needling (agulhamento a seco) podem ter ótimos resultados.