• zuzfisiopilates

A coluna deve ser rígida ou flexível?


A coluna vertebral é constituída por uma série de ossos, que são chamados de vértebras. Esse conjunto de vértebras é dividido em algumas regiões, que são:

- cervical (pescoço), com sete vértebras;

- torácica (tronco), com doze vértebras;

- lombar (região da cintura), com cinco vértebras;

- sacro (região do quadril), com cinco  vértebras fundidas;

- cóccix (ponta final da coluna), que tem de quatro a cinco vértebras, também fundidas.

Nossa coluna pode realizar seis movimentos: flexão, extensão, rotação para a direita, rotação para esquerda, inclinação lateral direita e inclinação lateral esquerda. Nos movimentos funcionais (tarefas do dia-a-dia), é usada normalmente a combinação de dois ou três destes movimentos. Tudo isso com a ajuda dos músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos, que garantem que tudo isto seja realizado de forma harmônica e segura.

Joseph Pilates dizia que a coluna deve ser uma “haste rígida e flexível” ao mesmo tempo, pois sabia da importância de se desenvolver o equilíbrio entre a estabilidade e a mobilidade nas articulações.

Enquanto a estabilidade é importante para a sustentação corporal, minimizando compensações musculares, e para a segurança das articulações, ligamentos e tendões, a mobilidade é fundamental para o desenvolvimento das amplitudes de movimento, para a construção do movimento integrado e para uma boa distribuição de cargas durante as posturas corporais.

Além do Método Pilates, alguns recursos terapêuticos manuais podem ajudar a manter uma coluna mais móvel e saudável. Técnicas de liberação miofascial, como massagens e pompages, garantem uma menor tensão dos tecidos moles que poderiam “segurar” os movimentos da coluna. Outras, como Maitland e Mulligan (técnicas de mobilização articular), favorecem a lubrificação das articulações e, portanto, um melhor movimento articular.

Um trabalho combinado destas técnicas pode ser então o ideal para livrá-lo daquela dor nas costas, e ainda prevenir dores e lesões futuras.

#coluna #flexibilidade #dor #estabilidade #prevenção #tratamento #fisioterapia #Pilates

162 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos