top of page
  • carolrodes

Pilates para nadadores


A natação é considerada um esporte completo por trabalhar bem os grandes grupos musculares, melhorar o condicionamento físico e a coordenação motora.

Seja para um atleta profissional que queira melhorar sua performance ou para um atleta amador que deseje nadar sem riscos, é interessante incluir o Pilates como um complemento para o treino.

O método tem uma série de princípios que são de muita importância para qualquer pessoa, ainda mais para atletas, entre eles os nadadores, veja o porquê:

Respiração: Uma respiração correta é essencial para que o nadador consiga dosar o seu gasto de energia, principalmente no que se refere ao trabalho cardiopulmonar, e consiga nadar por mais tempo sem perder o fôlego.

Concentração: Não adianta nada o nadador se preparar fisicamente e não comparecer mentalmente. Ele precisa estar ligado, focado em tudo ao seu redor para não tirar o foco da raia.

Alinhamento postural: Uma postura adequada é necessária para que o atleta execute de forma correta cada movimento e nade sempre em linha reta.

Relaxamento: Evitar tensões ou contrações em excesso faz com que o nadador diminua seu gasto energético durante o treino ou competição e consiga se concentrar melhor.

Controle: Ter consciência dos movimentos e posicionamento do seu próprio corpo permite ao nadador evitar compensações desnecessárias, além de aumentar a eficiência de cada braçada ou batida de perna.

Fluência: Realizar os movimentos harmoniosamente fará com que o atleta consiga manter melhor seu ritmo de nadada.

Precisão: É a perfeita comunicação entre corpo e mente, trabalhando intimamente com o controle.

Coordenação: Harmonizar os movimentos do corpo com destreza permite que o nadador tenha a habilidade de se movimentar com mais agilidade, além de conseguir fazer mais movimentos simultâneos ou combinados.

Isolamento de estruturas: No nado o atleta precisa conseguir movimentar algumas partes do corpo sem mover outras para não ter gasto energético à toa.

Centralização (Power House ou Core): Estar com o centro do corpo acionado e estabilizado é necessário para manter-se equilibrado e com o corpo mais próximo da lâmina d’água, o que diminui a resistência e aumenta a eficiência do nado com menos gasto energético. Além disso, toda remada ganha potência se partirem do centro do corpo e não somente da força dos braços ou pernas.

Seguindo esses princípios, o Pilates é capaz de trabalhar vários fundamentos: força, fazendo com que as remadas fiquem mais potentes; flexibilidade, dando uma melhor amplitude de movimento, alinhamento e melhora da função, prevenindo, assim, lesões pelo movimento repetitivo; equilíbrio e estabilidade.

109 visualizações0 comentário
bottom of page