Massagem Ayurvédica: O Que É?

A massagem ayurvédica é um dos elementos terapêuticos da medicina ayurvédica. Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo.

A massagem originária dessa ciência milenar é conhecida como Abhyanga, que em sânscrito significa untar ou esfregar, e tem como característica a utilização de óleos essenciais pelo corpo todo, sendo conhecida como a mais completa e mais antiga técnica de massagem natural, tendo sido criada há mais de 5 mil anos segundo registros históricos, e segundo estudos, é a mais praticada na Índia, onde cerca de 80% da população pratica esta técnica milenar.

Segundo relatos profissionais, a massagem ayurvédica pode ser realizada em pessoas de qualquer idade e não há nenhuma contraindicação aparente. Este tipo de técnica é muito indicada e eficaz nos seguintes casos:

• pessoas que sofrem com dores musculares moderadas

• enxaqueca

• problemas na coluna (como má postura)

• depressões

• síndrome do pânico

• estresse

• ansiedade

A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático, circulatório e energético, desfazendo bloqueios emocionais e contribuindo para a cura de muitas doenças.

Benefícios:

• nutre e hidrata a pele;

• estimula a circulação sanguínea

• proporciona a desintoxicação do organismo;

• amplia a sensação de paz e bem-estar físico e emocional.

Além de benefícios físicos, a aplicação da terapia causa uma harmonização entre a parte espiritual, mental e emocional, balanceando as energias do corpo, causando uma “purificação” em quem está recebendo a massagem.