• zuzfisiopilates

Pilates no Estirão de Crescimento


O Estirão do Crescimento ou Estirão Puberal é uma fase do desenvolvimento em que ocorre um grande aumento da velocidade de crescimento junto com a puberdade, que dura em média cerca de 3 a 4 anos .

O Estirão ocorre em fases diferentes no sexo masculino e feminino. Na menina ocorre logo no início da adolescência, junto com o aparecimento dos primeiros sinais da puberdade.

No menino, a puberdade ocorre numa fase mais tardia, assim como o Estirão.

O crescimento é um processo que depende de vários fatores: genética, fatores externos como a alimentação , fatores psicossociais e fatores econômicos.

No Estirão Puberal, a velocidade de crescimento quase dobra, podendo chegar a mesma velocidade do segundo ano de vida . Ocorre, então, um pico de velocidade de crescimento que em meninas pode chegar a 11cm/ano e em meninos a 12cm/ano. Esse pico de velocidade é seguido de uma desaceleração gradual até o término do crescimento. O ganho total médio de estatura na puberdade das meninas é cerca de 20 a 30 cm e em meninos cerca de 25 a 30 cm .

É neste momento que se torna crucial a análise postural adequada - já que é uma fase importante na formação da estrutura corporal e curvaturas corretas da coluna vertebral - bem como orientações específicas para que este adolescente não venha a adquirir posturas inadequadas e, por meio destas, obtenha distúrbios posturais irreversíveis no futuro.

A análise postural tem como objetivo diagnosticar possíveis alterações posturais já existentes ou que ainda possam a vir se formar, evitando por meio desta análise danos na coluna vertebral que poderiam se manter na idade adulta.

Em alguns casos, os ossos longos (pernas e braços) crescem mais rápido que os músculos, que se tornam encurtados (quando o adolescente senta com as pernas esticadas, as costas permanecem curvadas, e quando tenta esticar as costas, os joelhos dobram).

As dores, conhecidas como "dores do crescimento", podem ocorrer devido à tração constante do músculo encurtado em sua inserção, tornando-se pontos de inflamação. Elas acontecem principalmente após atividades de impacto ou de mudança de direção (corrida, futebol, tênis, ballet, artes marciais, etc).

Outra consequência deste rápido aumento da altura é a alteração do centro de equilíbrio e da estabilidade articular, fato que pode prejudicar a coordenação e o desempenho esportivo.

Praticar exercícios que priorizem o alongamento, trabalho de coordenação motora e equilíbrio é importante para manter uma boa postura. O Pilates pode ser um grande aliado, pois mantém o fortalecimento muscular necessário para sustentar articulações e ossos que estão em mudança e desenvolvimento constantes, sem deixar de lado as outras habilidades mencionadas.

O Pilates é recomendado não só durante o estirão do crescimento, mas antes, para preparar o corpo para essa fase, tendo sempre uma preocupação e cuidado com o alinhamento articular e com as cargas adequadas, pois antes da puberdade as cartilagens de crescimento ainda estão abertas e mais suscetíveis a lesões e problemas futuros.

Os exercícios de Pilates promovem hipertrofia longitudinal (flexibilidade) proporcional e organizada, não sobrecarregando as articulações e melhorando a dinâmica músculo-articular. Essa flexibilidade reduz a tensão muscular e com isso reduz os quadros de dor do crescimento, interferindo na melhora do equilíbrio e coordenação da criança.

Na presença de dor, deve-se reduzir a intensidade das atividades físicas, evitando, principalmente, saltos e corrida. O Pilates melhora significativamente o quadro álgico e desempenho das crianças, porém, se as dores persistirem, recomenda-se uma consulta ortopédica.

O método Pilates gera ainda outros benefícios na saúde mental e física das crianças também, são eles:

- Melhor concentração na escola; - Melhoria da qualidade do sono; - Confiança reforçada; - Forte senso de autodisciplina; - Estimula a sociabilização; - Estimula a superação de limites; - Ajuda no controle do estresse.

#crianças #adolescentes #crescimento #desenvolvimento #Pilates #estirão #dor

78 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos