zuzfisiopilates
Pilates e Muay Thai
O Muay Thai é uma arte marcial Tailandesa, com mais de 2000 anos de idade, utilizando-se de um método de combate corpo a corpo e sem armas. Constitui-se em uma arte marcial em pé, composta de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, conhecida mundialmente como “a arte das oito armas” (os dois punhos, os dois cotovelos, as duas pernas e os dois joelhos). Tem como objetivo principal o nocaute ou a desistência do adversário.
É uma arte que trabalha potência e flexibilidade, para realizar os golpes com precisão, e agilidade, de modo que seja possível esquivar-se corretamente dos ataques dos adversários.
Tornou-se muito popular nos dias atuais pelo forte trabalho aeróbico realizado durante os treinos.
Por constituir-se de um esporte muito completo, os praticantes estão suscetíveis a lesões em qualquer região do corpo. Como principais lesões encontradas em sua prática podemos citar as lesões por traumas diretos, fraturas por estresse e lesões osteomioarticulares.
Devido a isto, a realização da técnica correta e métodos preventivos são as melhores formas de evitar tais lesões. Como forma preventiva encontramos o Pilates como uma das técnicas eficazes.
Dentro do Pilates os exercícios tem um foco no ganho de flexibilidade, mobilidade, força e estabilidade, associados sempre com um trabalho respiratório envolvendo o gesto esportivo.
Em seguida demonstramos exemplos de alguns exercícios que podem ser realizados em uma aula de Pilates voltada para um praticante de Muay Thai.
Exercício 1: estabilidade escapular e força de membros superiores (simulação de socos) no Cadilac;


Exercício 2: força de membro inferior simulando joelhada, com estabilidade de pelve e membro inferior oposto no Cadilac;


Exercício 3: estabilidade de tronco e membros superiores, com trabalho de força de membros inferiores e abdômen no Cadilac (prancha frontal e lateral);



Exercício 4: força de tronco e membros superiores em rotação no Reformer;


Exercício 5: força de membro superior simulando um “soco cruzado”, com estabilidade de tronco e pelve no Reformer;


Exercício 6: força e mobilidade de membros inferiores no Reformer (“leg circles”);




Exercício 7: mobilidade vertebral e alongamento de cadeia posterior na Chair.


Veja também:
A coluna do lutador de jiu jitsu
#Pilates #lutadores #jiujitsu #treinodebase #treinoesportivo #esporte #atletas #gestoesportivo