top of page
  • Foto do escritorzuzfisiopilates

Pilates e Muay Thai


O Muay Thai é uma arte marcial Tailandesa, com mais de 2000 anos de idade, utilizando-se de um método de combate corpo a corpo e sem armas. Constitui-se em uma arte marcial em pé, composta de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, conhecida mundialmente como “a arte das oito armas” (os dois punhos, os dois cotovelos, as duas pernas e os dois joelhos). Tem como objetivo principal o nocaute ou a desistência do adversário.

É uma arte que trabalha potência e flexibilidade, para realizar os golpes com precisão, e agilidade, de modo que seja possível esquivar-se corretamente dos ataques dos adversários.

Tornou-se muito popular nos dias atuais pelo forte trabalho aeróbico realizado durante os treinos.

Por constituir-se de um esporte muito completo, os praticantes estão suscetíveis a lesões em qualquer região do corpo. Como principais lesões encontradas em sua prática podemos citar as lesões por traumas diretos, fraturas por estresse e lesões osteomioarticulares.

Devido a isto, a realização da técnica correta e métodos preventivos são as melhores formas de evitar tais lesões. Como forma preventiva encontramos o Pilates como uma das técnicas eficazes.

Dentro do Pilates os exercícios tem um foco no ganho de flexibilidade, mobilidade, força e estabilidade, associados sempre com um trabalho respiratório envolvendo o gesto esportivo.

Em seguida demonstramos exemplos de alguns exercícios que podem ser realizados em uma aula de Pilates voltada para um praticante de Muay Thai.

Exercício 1: estabilidade escapular e força de membros superiores (simulação de socos) no Cadilac;

Exercício 2: força de membro inferior simulando joelhada, com estabilidade de pelve e membro inferior oposto no Cadilac;

Exercício 3: estabilidade de tronco e membros superiores, com trabalho de força de membros inferiores e abdômen no Cadilac (prancha frontal e lateral);

Exercício 4: força de tronco e membros superiores em rotação no Reformer;

Exercício 5: força de membro superior simulando um “soco cruzado”, com estabilidade de tronco e pelve no Reformer;

Exercício 6: força e mobilidade de membros inferiores no Reformer (“leg circles”);

Exercício 7: mobilidade vertebral e alongamento de cadeia posterior na Chair.

Saiba onde praticar

Veja também:

A coluna do lutador de jiu jitsu

Fisioterapia no MMA

Pilates para lutadores

#Pilates #lutadores #jiujitsu #treinodebase #treinoesportivo #esporte #atletas #gestoesportivo

165 visualizações0 comentário
bottom of page