top of page
  • carolrodes

Entenda a lesão do lateral-esquerdo Marcelo


No começo do último jogo do Brasil, o lateral-esquerdo Marcelo saiu de campo por causa de dores na lombar. Por não ter visto qualquer impacto ou trauma, muitas pessoas ficaram sem entender o que havia acontecido. Mais tarde foi anunciado o diagnóstico de contratura muscular na lombar.

A contratura muscular é conhecida popularmente por ser aquela dor sentida após um "mal-jeito". Não há lesão ou rompimento de fibras musculares nem nada mais grave. Ela é simplesmente uma reação de proteção natural do corpo mediante alguma carga excessiva. Ao detectar uma carga muito grande, o músculo se contrai e entra em espasmo para evitar uma possível lesão, gerando essa tensão.

Na fisioterapia, temos muitas maneiras de soltar essa musculatura e fazer o indivíduo voltar à atividade normal. Entre elas, estão a termofotoeletroterapia,utilizando-se aparelhos como o TENS (função analgésica e relaxante muscular) e o ultrassom (calor profundo, que também ajuda no relaxamento muscular), o Dry Needling (agulhamento a seco em pontos gatilhos, para aliviar tensões musculares), o alongamento e liberações miofasciais manuais ( para relaxar as fibras musculares).

O espasmo pode acontecer com qualquer um, mas existem maneiras de prevenir que ele ocorra. Para isso deve ser realizado um trabalho de estabilidade de coluna, um treino de ativação e fortalecimento de CORE (conjunto de músculos que estabilizam a coluna), preparando o corpo para receber sobrecarga.

Concluindo, o espasmo que acometeu Marcelo é algo comum e relatvamente simples de ser resolvido. Podemos ficar tranquilos e esperar ele bem para a próxima partida.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page