Dia Mundial do Coração

Amanhã, dia 29 de setembro é a data criada pela Federação Mundial do Coração, com o apoio da ONU, para lembrarmos da saúde cardíaca, que compromete a qualidade de vida de milhões de pessoas pelo mundo.

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7,6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.

No Brasil, segundo dados do IBGE, a maioria da população não pratica nenhuma atividade física, o que é uma das principais causas de problemas cardíacos.

Assim como a prática de atividade física, existem muitas maneiras de reduzir o risco de doenças cardíacas: parar de fumar, controlar o colesterol, comer mais saudável, controlar a pressão arterial, perder peso e reduzir o consumo de açúcar, são ações que têm efeitos positivos.

Conheça agora algumas curiosidades sobre o coração:

- O coração funciona como uma espécie de bomba, impulsionando sangue por todo o corpo.

- O coração bombeia sangue para quase todas as células do corpo. Apenas as córneas não recebem fornecimento de sangue.

- O coração é um órgão musculoso e fibroso, ou seja, composto principalmente por músculos e fibras.

- Em repouso, uma pessoa tem o sangue bombeado pelo coração, por todo corpo, em aproximadamente 50 segundos.

- O volume de sangue bombeado pelo coração pode variar de cinco a 30 litros por minuto.

- O coração saudável de um adulto pesa entre 250 a 400 gramas.

- O tamanho do coração de um adulto é um pouco maior que um punho de um homem adulto.

- Num ser humano embrionário, o coração começa a bater após 21 dias da concepção. Nesta fase, bate de 70 a 80 vezes por minuto (batimento cardíaco próximo ao da mãe).

- As cardiopatias (doenças do coração) são tratadas e estudadas pela cardiologia (ramo da Medicina que estuda o coração humano).

- O coração de um adulto em estado de repouso faz de 70 a 85 batimentos por minuto. Em atividade física, pode chegar entre 120 e 140 batimentos por minuto.

- Por dia, o coração de um adulto bate cerca de 100 mil vezes. O coração de uma pessoa que viveu cerca de 80 anos bateu, por toda vida, mais de 3,5 bilhões de vezes.

- O coração humano bombeia cerca de 7.500 litros de sangue por dia.

- Os batimentos cardíacos ocorrem a partir de estímulos elétricos. É no nó sinusal (espécie de marca-passo natural) que tem origem este estímulo elétrico que faz bater nosso coração.

- O coração humano é composto por quatro câmaras: as superiores são chamadas de átrios (direito e esquerdo) e as inferiores são chamadas de ventrículos (direto e esquerdo).

- Os primeiros egípcios acreditavam que o coração e outros órgãos principais tinham vontades próprias e se movimentavam dentro do corpo.

- A cocaína afeta a atividade elétrica do coração e causa espasmo das artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame, mesmo em pessoas saudáveis.

- Em 1929, o cirurgião alemão Werner Forssmann examinou o interior de seu próprio coração, enfiando um cateter em sua veia do braço e empurrando-o 20 polegadas e em seu coração, inventando cateterismo cardíaco, um procedimento agora comum.

- Em 3 de dezembro de 1967, o Dr. Christian Barnard da África do Sul transplantou um coração humano para o corpo de Louis Washansky. Embora o receptor tenha vivido apenas 18 dias, é considerado o primeiro transplante cardíaco bem sucedido no mundo.

- O coração de uma mulher normalmente bate mais rápido do que o de um homem. O coração de um homem médio bate aproximadamente 70 vezes por minuto, enquanto que a mulher média tem uma freqüência cardíaca de 78 batimentos por minuto.

- O sangue é realmente um tecido. Quando o corpo está em repouso, leva apenas seis segundos para o sangue ir do coração para os pulmões.

- O coração gera seu próprio impulso elétrico, independentemente da função cerebral. Isso faz com que ele consiga continuar batendo fora do corpo humano, desde que haja um suporte de oxigênio. É isso que viabiliza o transplante do órgão.