top of page
  • Foto do escritorzuzfisiopilates

Musculação é Coisa de Criança?


Segundo estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e orientações da American Academy of Pediatrics (AAP), além de outras instituições, a prática da musculação para crianças é segura e, inclusive, pode ser benéfica em vários aspectos. Segundo suas orientações, o treinamento de resistência é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

É importante ressaltar que os profissionais que se comprometem a atender esse público devem ter conhecimento técnico para que as sessões de exercício proporcionem atividades que estimulem também outras capacidades físicas além da força.

A principal preocupação não é o prejuízo ao crescimento ou o aparecimento de lesões, e sim a ergonomia adequada, já que a maioria dos equipamentos é construída para adultos, que têm segmentos corporais maiores. Nem sempre o equipamento de musculação é ajustável para as dimensões corporais infantis.

A musculação em crianças pode ser liberada a partir dos 9 anos, principalmente porque nesta fase a musculatura já se mostra mais madura para a prática de atividades físicas desta natureza.

De acordo com os institutos que estudam a fisiologia infantil, nada impede que as crianças de uma faixa menor que os 9 anos façam exercícios utilizando o peso do próprio corpo, como flexões, agachamentos ou abdominais.

Quando realizada a partir de um trabalho bem direcionado, a musculação para crianças e adolescentes pode apresentar benefícios para toda a vida.

Entre as vantagens da academia para crianças estão o desenvolvimento físico, motor e psicológico de acordo com a maturidade de cada jovem. Isso sem contar o aumento da confiança e da autoestima.

Também acontece a melhora das principais capacidades físicas essenciais ao desenvolvimento do organismo, como força, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, equilíbrio, resistência e velocidade.

Os antigos mitos que academia faz parar de crescer ou malhar atrapalha o crescimento têm sido constantemente derrubados.

Os adolescentes que crescem muito rápido podem desenvolver alterações posturais como a hipercifose (tronco curvado e ombros voltados para a frente) e a musculação ajuda a evitá-las através do fortalecimento da musculatura dorsal.

Estudos mais recentes mostram que a academia para crianças proporciona melhoria na concentração, fortalecimento da massa óssea, evita a hipertensão, reduz níveis de colesterol e triglicerídeos e ainda produz controle do peso.

O mais importante é oferecer um treino variado, que desenvolva as habilidades motoras, e incluir, gradativamente, a resistência sem sobrecarga, ou seja, respeitando o limite do corpo.

Praticando uma atividade física prazerosa, o jovem, além de se desenvolver, cuida da saúde e aumenta o convívio social.

A melhor atividade para o jovem adolescente é aquela que ele gosta de praticar. De acordo com a maturidade psicológica e interesses individuais, muitas vezes outras atividades físicas como Pilates, natação, artes marciais ou outros esportes podem parecer mais interessantes para elas nesta faixa etária.

Leia também:

Pilates para crianças

#crianças #desenvolvimento #musculação

72 visualizações0 comentário
bottom of page