top of page
  • carolrodes

Entendendo a Acupuntura, Energia e Meridianos


Muitas vezes escutamos as pessoas falarem em acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (MTC) como se fossem a mesma coisa. Mas na verdade, a acupuntura é só uma modalidade de um grande leque de possibilidades terapêuticas dentro da Medicina Tradicional Chinesa. Moxabustão, ventosaterapia, fitoterapia chinesa, tuiná, dietoterapia chinesa e práticas físicas como Qi gong, Tai Ji Quan e outras artes marciais chinesas também fazem parte da MTC.

Essas técnicas são utilizada tanto como tratamento quanto para prevenção de doenças e manutenção da saúde. A MTC vem se desenvolvendo ao longo dos séculos, porém sempre esteve enraizada na filosofia do Taoísmo e se baseia nas teorias do Yin/Yang, Cinco Elementos e Zang Fu (Sistema de órgãos e Vísceras), tendo registros de sua aplicação há mais de 3.000 anos.

O princípio básico é de que temos canais chamados meridianos por onde circula a energia vital chamada Qi. Quando temos uma obstrução desses canais e interrupção do fluxo harmônico de Qi, nosso corpo se manifesta na forma de doenças. Toda essa base teórica é o que difere, por exemplo, a Acupuntura do Dry Needling (agulhamento a seco). Enquanto esta se preocupa em aliviar um sintoma com base na fisiologia musculoesquelética causada pelo agulhamento em pontos-gatilho de dor, a Acupuntura investiga a causa deste sintoma com base em suas teorias energéticas e busca o tratamento, curativo ou preventivo, de forma ampla, através do reequilíbrio da circulação da energia de todo o corpo.

Outra coisa muito importante é que a MTC tem uma visão integrada do corpo e mente. Um corpo nunca será completamente saudável se a mente estiver perturbada e a mente nunca será saudável se o corpo estiver doente, se é para termos equilíbrio, esse equilíbrio precisa ser completo!

#acupuntura #medicinatradicionalchinesa #prevenção #tratamento

1.367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page