• zuzfisiopilates

Fisioterapia no Ballet


Embora a dança seja uma atividade artística, ela exige habilidades técnicas específicas e possui exercícios de alta intensidade caracterizados por uma combinação de movimentos complexos e intensos que utilizam amplitudes de movimentos elevadas, e submete o bailarino a grandes exigências físicas e diferentes realidades anatômicas e fisiológicas. Isto faz do bailarino um atleta, e o torna sujeito a lesões assim como em outras modalidades desportivas.

Imagem: Renato Hatsushi

As lesões ocorrem mais frequentemente nos membros inferiores, sendo as mais reportadas: entorses de tornozelo, contraturas musculares, lesões nos joelhos e lesões por sobrecarga. Elas estão relacionadas a trauma na realização de saltos com grande impacto de aterrissagem, ao uso da sapatilha de ponta, ao tipo de solo, alongamentos exacerbados, esforço repetitivo e exposição a aulas ou ensaios prolongados sem um preparo físico prévio.

Devido à alta incidência de lesões, o fisioterapeuta torna-se um profissional essencial no acompanhamento do bailarino, podendo se tornar também uma peça chave no desempenho deste grupo de atletas.

Assim como em outros esportes, a fisioterapia pode atuar tanto na reabilitação das lesões, sejam elas traumáticas ou por sobrecarga, como no desenvolvimento de um programa de prevenção – dando condições corporais para situações de ensaios intensos e prolongados, e favorecendo as respostas físicas em situações traumáticas (por exemplo, agilizando o processo de recuperação).

Leia também:

Pilates para bailarinos

#ballet #fisioterapia #entorse #lesões #joelho #tornozelo #sobrecarga #performance #atletas #esporte #treinoesportivo #prevenção

15 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos