top of page
  • carolrodes

Prevenindo lesões esportivas: ballet


A demanda corporal empregada na prática esportiva exige que o preparo físico do atleta seja superior ao de um indivíduo não-atleta. Nem sempre o cenário ideal é o encontrado no cotidiano dos atletas, principalmente quando se trata de níveis não profissionais, o que acaba favorecendo altos índices de lesões esportivas.

O processo de reabilitação dessas lesões acarreta em afastamento da prática esportiva e pode reduzir, a curto ou longo prazo, o desempenho esportivo, além de reduzir o tempo de carreira/prática.

Por este motivo, torna-se cada vez mais difundido e valorizado o emprego de programas preventivos. Estes incluem três diferentes etapas de atividade: preparo, aquecimento e recuperação – que são empregadas em momentos diferentes, mas possuem igual importância dentro de um programa preventivo. Além delas, não se pode descartar a importância de educar o atleta quanto a necessidade de prevenir e noções básicas sobre anatomia e o funcionamento do corpo humano.

Por se tratar de um assunto longo e com diversas especificações, o texto de hoje apresentará enfoque na etapa de aquecimento – e, para dar continuidade ao texto sobre a fisioterapia no ballet, levantamos algumas sugestões de exercícios específicos para aquecimento neste esporte (e outras danças que possuam demandas semelhantes).

O princípio básico do aquecimento é que a musculatura solicitada na prática esportiva seja ativada por meio da execução de movimentos com cargas leves ou somente com a carga corporal, portanto, movimentos simples podem ser utilizados.

O que muitos bailarinos acabam fazendo é trocar exercícios que ativam a musculatura por exercícios de alongamento, que funcionam para a melhora da flexibilidade, mas não promovem o preparo ideal do corpo para os treinos e ensaios.

Os próprios movimentos realizados na prática esportiva podem ser utilizados no aquecimento, o que vai variar é criatividade de cada um! As séries e repetições podem variar de acordo com a complexidade do exercício e da demanda de cada grupo muscular, girando entorno de 1 a 3 séries de 10 a 20 repetições.

Sugerimos que os exercícios comecem trabalhando movimentos de menor amplitude e evoluam gradativamente até que englobem várias articulações, aumentando suavemente a intensidade. O aquecimento pode durar de 15 a 20 minutos e deve acontecer sempre antes da prática esportiva!

1. Mobilidade de coluna

Os exercícios de mobilidade são ótimos para iniciar sequencias de exercícios: além de ativar os músculos abdominais e glúteos, colocando energia dos pés até os dedos das mãos durante a execução conseguimos "acordar" os grandes grupos musculares dos membros inferiores e superiores.

2. Abdominais

A musculatura abdominal é essencial para o controle de tronco e equilíbrio; portanto deve ser muito valorizada durante o aquecimento. Valem exercícios específicos para o reto abdominal, abdômen inferior, oblíquos e transverso.

3. Pranchas

Possuem enfoque na musculatura do famoso CORE (centro do corpo), porém também recrutam a musculatura estabilizadora do ombro, do quadril (e membros inferiores e superiores de modo geral). Podem ser feitas pranchas frontais, laterais; com apoio do cotovelo ou com o membro superior estendido; com apoio nos pés e joelhos estendidos ou apoio nos joelhos fletidos.

4. Exercícios específicos da modalidade

Aqui é onde a criatividade mais vai contar. Nessa fase do aquecimento pode ter início a mistura dos gestos específicos do esporte (sem a sapatilha de ponta!), de forma que se dê início à execução de movimentos simples da prática e que evoluam gradativamente como demi pliés, pliés, elevés, sautés, grand pliés, pequenos saltos alternando o apoio de membros inferiores, podendo ser acrescentados movimentos de tronco, braços, alternando as posições básicas do ballet.

Você também pode gostar de:

95 visualizações0 comentário
bottom of page