• zuzfisiopilates

A importância do recovery


Quando falamos de prevenção de lesões no esporte, pensamos muito no trabalho preventivo pré prova ou treino; entretanto, o recovery entra como uma fase não menos importante e que vem sendo muito abordada no dia a dia do atleta, porém não é visto pela perspectiva preventiva.

Assim como o aquecimento prepara a musculatura chave de cada esporte para que essa já se inicie pronta para as demandas do esporte, o recovery parte do princípio de favorecer a recuperação corporal, usando estratégias externas ou internas. Essa facilitação da recuperação diminui o gasto energético envolvido no processo de metabolização de produtos da contração muscular (o ácido lático, por exemplo) e favorece o repouso corporal, o que proporciona ao atleta um preparo mais tranquilo para o próximo treino e faz com que ele sofra menos as consequências da má absorção dessas substancias no corpo – principalmente a dor.

Quando se trata de recovery, o que mais se vê são os populares “banhos de crioimersão”, que são basicamente a imersão do corpo em banheiras de água gelada e gelo, que ajudam na absorção e metabolização das substancias que são produzidas nos músculos durante a atividade física.

Porém, existem outras maneiras de favorecer a recuperação do corpo, como massagens desportivas, botas de compressão e/ou resfriamento, e até mesmo simples alongamentos.

O importante é que o recovery englobe aquelas musculaturas que tiveram uma maior demanda de ação durante a prática esportiva e que, independentemente da prática escolhida com esse objetivo, seja feito de forma orientada para melhor adequação às necessidades de cada um!

#recovery #atletas #esporte #prevenção

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo