• zuzfisiopilates

Doenças respiratórias tem relação com a postura?


As patologias respiratórias são as doenças mais frequentes durante a infância, sendo asma e bronquite as mais prevalentes. Por conta destes distúrbios respiratórios, as crianças tem maior propensão a infecções, que quando se tornam crônicas, levam à perda progressiva de peso e estatura. O uso de medicamentos para asma também desacelera o crescimento de seus usuários, e portanto, aumenta o fator de risco para alterações posturais na criança.

Além disso, estudos comprovaram que o esforço respiratório inadequado, utilizando a musculatura acessória, modifica crônica e gradativamente as linhas de força que orientam o tronco, desequilibrando a biomecânica da coluna.

Entenda a biomecânica da respiração

Porém o contrário também é verdadeiro: os pulmões se encontram dentro da caixa torácica, que por sua vez, é ligada à coluna e às vértebras. Então qualquer alteração postural na região, como uma hipercifose ou escoliose, pode comprimir os pulmões e gerar uma disfunção respiratória.

O Pilates é muito eficaz para tratar as patologias respiratórias, já que trabalha as duas vertentes: controle da respiração e alinhamento postural. Como é uma atividade de intensidade controlada, com movimentos suaves e poucas repetições, pode ser realizada sem grande desgaste físico do praticante.

Leia também:

Problemas respiratórios? Acupuntura trata!

#Pilates #respiração #postura #desalinhamentopostural #crianças #asma #bronquite #distúrbiosrespiratórios

23 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos