top of page
  • carolrodes

Doenças respiratórias tem relação com a postura?


As patologias respiratórias são as doenças mais frequentes durante a infância, sendo asma e bronquite as mais prevalentes. Por conta destes distúrbios respiratórios, as crianças tem maior propensão a infecções, que quando se tornam crônicas, levam à perda progressiva de peso e estatura. O uso de medicamentos para asma também desacelera o crescimento de seus usuários, e portanto, aumenta o fator de risco para alterações posturais na criança.

Além disso, estudos comprovaram que o esforço respiratório inadequado, utilizando a musculatura acessória, modifica crônica e gradativamente as linhas de força que orientam o tronco, desequilibrando a biomecânica da coluna.

Porém o contrário também é verdadeiro: os pulmões se encontram dentro da caixa torácica, que por sua vez, é ligada à coluna e às vértebras. Então qualquer alteração postural na região, como uma hipercifose ou escoliose, pode comprimir os pulmões e gerar uma disfunção respiratória.

O Pilates é muito eficaz para tratar as patologias respiratórias, já que trabalha as duas vertentes: controle da respiração e alinhamento postural. Como é uma atividade de intensidade controlada, com movimentos suaves e poucas repetições, pode ser realizada sem grande desgaste físico do praticante.

Leia também:

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page