top of page
  • carolrodes

O que eu preciso saber sobre TENDINOPATIA PATELAR?


O tendão – ou ligamento – patelar é uma estrutura fibrosa que fica na região anterior do joelho, formada pela parte final do tendão do músculo quadríceps, que conecta a patela junto ao fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna).

É muito comum esse tendão sofrer um processo inflamatório que ocorre, geralmente, devido à sobrecargas geradas por excesso de atividade, causando dor anterior no joelho e alteração da sua função normal.

Vale ressaltar que todas as cargas impostas sobre os tendões podem gerar pequenas inflamações, e elas fazem parte do processo NORMAL do exercício. O que acontece normalmente é que estas pequenas inflamações geram pequenas lesões que são constantemente reparadas; mas o tamanho da lesão vai depender da carga, e o reparo vai depender da capacidade que o corpo já tem. Portanto, a lesão que gera dor e alteração da função está relacionada com um desequilíbrio entre os fatores INFLAMAÇÃO e REPARO.

Por exemplo: um atleta que sobe a sua carga de atividade progressivamente estará sofrendo um processo frequente de adaptação – ele realiza a atividade em uma intensidade que os seus músculos e tendões já são capazes de suportar até que sua capacidade aumenta; quando essa capacidade aumenta, ele aumenta a intensidade da atividade e assim por diante. Ou seja, as cargas impostas sobre as estruturas musculoesqueléticas são aumentadas gradualmente, de acordo com a melhora do seu condicionamento. Dessa forma os processos de inflamação e reparo se equilibram e as estruturas tendinosas mantem sua função sem dores.

Quando as cargas são aumentadas com maior intensidade do que a capacidade de reparo, a lesão aumenta, até que acaba desenvolvendo a tendinopatia e, como consequência, as alterações da função e dor.

Por fim, o importante para prevenir as tendinopatias (de um modo geral), é procurar subir as cargas das atividades de forma gradual para que os músculos e tendões possam se adaptar e melhorar o condicionamento e a resposta ao exercício.

Além disso, a adequação dos movimentos também pode ser um fator importante na redução de carga em um mesmo exercício (é o caso do agachamento, por exemplo: manter os joelhos sem ultrapassar a linha dos dedos dos pés e inclinar levemente o tronco para frente reduz a carga sobre o joelho).

Os tratamentos da tendinopatia patelar variam – existem vários métodos de aplicação de exercícios que ajudam desde promoção analgésica, até a reparação e reorganização do tecido lesionado. Tudo vai depender do caso de cada indivíduo, de suas condições físicas pregressas e seus objetivos. Para saber o melhor tratamento, procure um fisioterapeuta!

296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page