top of page
  • carolrodes

Tabagismo e Auriculoterapia


Em Outubro, além da prevenção de Câncer de Mama, há também a campanha mundial pela prevenção do AVC. E o tabagismo é um grande fator de risco modificável para a ocorrência dessas e outras doenças. Se antes o ato de fumar era uma forma de se socializar e conversar, hoje em dia, cada vez mais são divulgados os males e riscos causados pelo Tabagismo. No Brasil, referência internacional no controle do tabaco, isso se deu em grande parte graças ao Programa Nacional de Combate ao Fumo e, depois, à Política Nacional de Controle do Tabaco. Apesar dos esforços, estima-se que em 2015 cerca de 156 mil pessoas morreram no Brasil por doenças associadas ao tabagismo.

Mesmo com os riscos já conhecidos, o maior desafio para quem fuma é conseguir parar. Além dos medicamentos, adesivos, chicletes e canetas tradicionalmente utilizados, a Auriculoterapia é um grande aliado no processo de cessação e/ou redução do Tabagismo.

Estudos que têm utilizado Auriculoterapia como adjuvante para cessação do Tabagismo apontam que além de promover uma redução mais rápida do número de cigarros fumados por dia, os pacientes ainda apresentavam menos sintomas de ansiedade e estresse durante o processo, maior porcentagem de remissão do cigarro, e menor de reincidência do tabagismo.

Por meio do estímulo de um conjunto de pontos específicos do pavilhão auricular, com a Auriculoterapia, é possível reduzir a dependência do cigarro e facilitar o enfrentamento do vício. A Auriculoterapia também auxilia na melhora dos sintomas de estresse, ansiedade e até do aumento vontade de comer, que são os sintomas mais comuns no processo de cessação do Tabagismo, muitas vezes estão associados à desistência do processo.

A Auriculoterapia, além de atuar na redução de danos do cigarro em si, também tem como benefício a redução de danos em relação à quantidade de medicamento necessária para o indivíduo reduzir ou parar de fumar. Por ser uma opção terapêutica que estimula os mecanismos de recuperação naturais do próprio corpo, a atuação em conjunto com o médico também é essencial para se reavaliar e discutir a quantidade e dose dos medicamentos, adesivos e demais recursos farmacológicos utilizados.

Já tentou parar de fumar cigarro e achou muito difícil? Ou conhece alguém que tentou e não conseguiu, ou que está tendo dificuldade em parar de fumar? Ou quer parar mas tem medo de ficar com sintomas ansiosos se parar? Associar a Auriculoterapia pode ser um recurso importante para uma vida sem tabagismo e mais saudável, tanto para quem fuma quanto para quem convive ao seu redor.

145 visualizações0 comentário
bottom of page