top of page
  • carolrodes

Novembro Azul e a Saúde do Homem


Novembro Azul não é só um mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata: é uma oportunidade para pensarmos na Saúde do Homem.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas, sem dar a devida importância de se cuidar.

É preciso chamar atenção dos homens para o autocuidado. Homem não é super herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. Essa cultura do não se olhar é que faz com que os homens morram antes das mulheres.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens.

Apesar de estudos apontarem que os homens fazem mais exercícios físicos que as mulheres, é bom relatar a importância do acompanhamento de um profissional da área da saúde para prescrever os exercícios e para avaliar a série, de acordo com o metabolismo e as metas de cada indivíduo.

A prática de atividade física, faz com que as pessoas tem menos pressão alta, colesterol mais controlado, menor risco de diabetes, mais disposição para o lazer e para o trabalho, além de dormirem melhor e acordarem mais dispostas. Também controlam o peso melhor, fazendo com que esse controle diminua a sobrecarga para as articulações que ocorrem através do envelhecimento, principalmente nos membros inferiores, o que diminui as dores.

Além de todos esses benefícios, estudos mostram que a atividade física reduz a chance de alguns tipos de câncer, além de melhorar a tonicidade da pele. Mostram também a redução de 20% a 30% de mortalidade por doenças crônicas entre quem pratica atividade física regular.

Um dos principais objetivos tem sido a promoção de ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar também um melhor acolhimento no Sistema de Saúde. A Política Nacional de Saúde do Homem, implementada pelo Ministério da Saúde em 2009, é desenvolvida a partir de cinco eixos temáticos:

  • Acesso e Acolhimento: Objetiva a reorganização das ações de saúde, considerando os serviços de saúde também como espaços masculinos e que reconheçam os homens sujeitos que necessitam de cuidados

  • Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: Busca sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, implementando estratégias para aproximá-los desta temática.

  • Paternidade e Cuidado: Objetiva em geral sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens como em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus filhos, destacando como esta participação pode trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e seus parceiros.

  • Doenças prevalentes na população masculina: Fortalecimento a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

  • Prevenção de Violências e Acidentes: Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão à violência e acidentes de trânsito.

E aí? Como você cuida da sua saúde? Pratica alguma atividade física? Veja onde praticar aqui

23 visualizações0 comentário
bottom of page