• zuzfisiopilates

Quem é o maior responsável pelo sucesso da Fisioterapia: fisioterapeuta ou paciente?


Na Fisioterapia, o objetivo final principal sempre será que o indivíduo tenha autonomia, independência e capacidade para realizar suas atividades com o mínimo de limitações possível. Para isso, as sessões com o profissional Fisioterapeuta são muito importantes, mas o processo de recuperação não se limita ao ambiente das sessões. Quando dizemos que uma grande parcela da responsabilidade para um tratamento efetivo vem do próprio paciente é porque reconhecemos que das 24h do dia, estamos com o paciente apenas 1 hora, e geralmente não em todos os dias da semana! Daí a importância das ações e atitudes em casa, no trabalho...enfim, da participação e envolvimento do paciente com sua saúde em todos os espaços da vida fora do atendimento.

Muitas vezes, nem passa pela nossa cabeça que alguns simples cuidados possam fazer tanta diferença. Ter um descanso e sono adequado é um deles! Ter um sono reparador promove uma melhora da dor, pois auxilia na redução da inflamação e melhora da cicatrização dos tecidos, essencial no processo de reabilitação de lesões tanto agudas quanto crônicas.

A ingestão adequada de água também é um dos principais aspectos do autocuidado básico com a saúde que mais afeta o resultado da Fisioterapia. A hidratação adequada é essencial para um equilíbrio e balanço eletrolítico do corpo, e para hidratação e nutrição dos tecidos. E isso impacta diretamente na qualidade e eficiência dos processos de cicatrização e recuperação.

Uma alimentação saudável também é importante nesse sentido. Alimentos ultraprocessados, derivados de leite, com grande quantidade de sal e açúcar e ricos em gordura animal tendem a deixar o corpo num estado pró-inflamatório. Isto é, aumenta o estado geral de inflamação do corpo. Isso, por sua vez, pode reduzir o limiar de dor, afetando as atividades do cotidiano.

Leia: Micronutrientes são fundamentais na prevenção de lesões musculares

Esse trio do sono reparador, alimentação saudável e hidratação são particularmente importantes em atletas. Se utilizados em conjunto e com regularidade, podem ser um recurso potente, simples e estratégico para aceleração da recuperação, melhora da performance e prevenção de lesões.

Por fim, porém provavelmente o aspecto mais importante, e com certeza o mais ressaltado pelos Fisioterapeutas, é a realização das orientações para casa. Sejam orientações de gelo/calor, de postura, adaptação de objetos e posicionamento (mochila, ajuste de banco de carro, altura de computador, travesseiro, regulação de bicicleta, entre outros), recomendação de mudanças na rotina/dinâmica de trabalho, indicação de atividade física, alongamentos e automassagens, treino de coordenação e controle, exercícios respiratórios ou exercícios de fortalecimento. Essa é a principal forma do fisioterapeuta “estender” o impacto e contribuição dos cuidados e conhecimentos específicos fisioterapêuticos para o paciente para além das sessões.

As recomendações de sono, alimentação e água vão atuar no cuidado com o corpo de forma mais global, enquanto as orientações fisioterapêuticas tendem a ter um efeito mais direcionado e específico. Porém vão refletir numa recuperação/reabilitação melhor, mais eficaz e duradoura, e mais rápida também. E daí vem a importância do envolvimento e participação do indivíduo, e da adesão aos cuidados de si mesmo para além das sessões! Afinal, podemos dizer que o papel da fisioterapia é dar recursos para que esse paciente possa gerenciar sua própria saúde com autonomia e independência. Mas o paciente é o protagonista dessa história: cabe a ele utilizar esses recursos, participar desse processo e se responsabilizar pelos cuidados com sua própria saúde.

#fisioterapia #reabilitação #atletas #hidratação #sono #alimentaçãosaudável

16 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos