top of page
  • carolrodes

4 formas que a Auriculoterapia auxilia na Obesidade

A Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que estimula diversas regiões e funções do corpo através de pontos do pavilhão auricular. Assim, seu uso pode contribuir para melhorar a saúde de indivíduos com obesidade de diversas formas:


1. Regular a fome

Regula o apetite e a sensação de saciedade e fome, melhorando assim a rotina alimentar, estimulando a reduzir períodos longos sem comer, e também reduzir a sensação de fome constante e/ou insaciável.


2. Favorece a função digestiva

Um sistema digestivo com melhor funcionamento, que degrada e digere melhor os alimentos consegue absorver nutrientes mais ricos e saudáveis com mais eficácia, e ter melhor aproveitamento das fibras. Além disso, um sistema digestivo que funciona adequadamente e é menos "preguiçoso" tem maior gasto energético.


3. Redução da ansiedade e do estresse

A condição emocional de ansiedade e estresse excessivos estão muitas vezes relacionados à compulsão alimentar, sensação de fome intensa ou insaciável, e apetite por sabores e alimentos mais gordurosos e adociçados - que costumam resultar na ingesta das chamadas "calorias vazias". Além disso, a situação de estresse e ansiedade no corpo aumenta a produção de cortisol, piorando o estresse oxidativo e tornando todo o sistema corporal mais inflamado.


4. Regular o metabolismo geral do corpo

A Auriculoterapia também contribui na regulação geral do metabolismo e da secreção hormonal (como o cortisol), e na redução da inflamação de todo o corpo. Traz assim mais harmonia e equilíbrio para todos os seus sistemas.


É importante lembrar que a obesidade é uma condição multifatorial, que pode ser mais ou menos relacionada a diferentes aspectos, e afetar a saúde de várias formas também, a depender de cada caso. Por isso, procure por profissionais habilitados das diversas áreas (nutricionista, nutrólogo, endócrino, clínico, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta...) para um cuidado compartilhado e interdisciplinar, que deve ser responsável, individualizado, sem estigmas ou preconceitos, e que foque de fato na saúde e qualidade de vida!




124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page