• zuzfisiopilates

A importância do Fisioterapeuta em quadra

Você sabia que em competições esportivas o fisioterapeuta, juntamente com o médico, é o primeiro profissional de apoio de um atleta após uma lesão em quadra ou no campo?


O fisioterapeuta é um profissional capacitado para atendimento de pronto socorro assim como o médico, focando sua avaliação nas partes específicas da sua atuação quando em conjunto com outros profissionais.



Assim que um atleta sofre uma lesão durante uma competição, é muito importante que ele seja olhado e tratado pelo fisioterapeuta do time para que sua condição física seja avaliada, levando em consideração a competição que está ocorrendo. Junto com o médico, há a avaliação da gravidade da situação, para que seja definido se há a necessidade de ida imediata ao hospital. Caso não seja necessário, o fisioterapeuta analisa a condição física do atleta e inicia sua atuação, que pode se enquadrar em alguns pontos:


1. estabilização do local se necessário, como imobilização caso haja possibilidade de subluxação/luxação, fratura ou ruptura de ligamento ou tendão


2. diminuição de dor e inchaço no local, com enfaixamentos, gelo, spray analgésico, massagens, drenagem linfática e bandagens, em casos de entorse, contusão, ruptura de músculos


3. massagem e liberação de músculo em contratura


4. preparação do corpo para retorno ao jogo imediatamente caso seja possível




Todos esses tipos de condutas são importantes de serem realizadas na hora do ocorrido, não só por conta da possibilidade de retorno do atleta ao jogo/à competição, que pode fazer com haja vitória do indivíduo ou do time, mas também porque quanto mais cedo iniciam as condutas de manejo e redução dos sintomas melhor é a recuperação daquele local que foi machucado, para que o atleta consiga retomar seu melhor desempenho o mais rápido possível para as atividades nos próximos jogos.


A atuação do Fisioterapeuta durante o jogo complementa e auxilia o que é feito nas sessões rotineiras fora do jogo, para manter o atleta sempre na melhor forma e desempenho!



Leia também
Pilates para Atletas - da reabilitação à performance
Pilates no Futebol
Pilates para tenistas

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo