top of page
  • carolrodes

A Importância do Consumo de Água na Quarentena

No último domingo, dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. Um dos objetivos desse dia é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e para a qualidade de vida.



Porém nessa época em que estamos todos sem sair de casa, e preocupados com nossa imunidade, o quanto você está lembrando de beber água?


Mais de 60% do corpo humano é composto por água. O líquido que possibilita a vida é parte integrante de muitas células dos sistemas. Mesmo assim, muita gente não dá a atenção necessária ao consumo de água.

Se manter hidratado é um dos principais pontos para ter um corpo saudável. Diversos órgãos como o intestino, os rins, os músculos e outros, têm o seu funcionamento diretamente relacionado com a quantidade e qualidade da água que é consumida. Já o corpo como um todo, se não receber água suficiente, sofre de dores de cabeça, fadiga excessiva e diversos outros problemas.


Ela também é a responsável pelo transporte dos nutrientes para a corrente sanguínea, ajudando no controle do metabolismo, repondo todas as perdas que acontecem ao longo do dia.


Além disso, a quantidade correta de água permite que o sangue circule da forma certa e favorece a eliminação de toxinas. O corpo entra em um ciclo otimizado, o que ajuda a manter o metabolismo em níveis ideais, suprindo as necessidades das células, de modo que existe uma sensação muito melhor.


Outro ponto positivo é que o intestino funciona melhor, evitando o acúmulo e diminuindo o inchaço. Devido ao fato de os rins também estarem funcionando corretamente, não ocorre a retenção de líquidos.


Para completar, fica fácil controlar a temperatura corporal, e é possível até se sentir mais disposto, podendo aproveitar ao máximo sua qualidade de vida.


Tão importante quanto comer bem ou praticar exercícios físicos, o consumo de água deve virar hábito comum no seu dia a dia! Para não esquecer de beber a quantidade necessária todo dia, deixe uma garrafinha de água em cada cômodo da casa. Assim, sempre que olhar para ela, vai lembrar de se hidratar.


Fica também a nossa responsabilidade com os idosos, faixa etária que mais nos preocupa no momento (seja por maior letalidade da COVID-19 nesta população, seja pela impossibilidade de visitá-los por medo da transmissão do vírus, ou simplesmente pelo fato de eles estarem sozinhos com outros riscos de saúde). Na terceira idade, inclusive, a desidratação é um dos problemas mais comuns. Fisiologicamente, o idoso tem menos água no corpo e ao mesmo tempo sente menos sede, fazendo com que seja ainda mais importante relembrar o idoso de manter a hidratação.


O oposto também se aplica: já que todos estão em casa agora com seus filhos, treine desde já com as crianças o hábito de beber água. Isso é uma grande responsabilidade dos pais, já que os pequenos não tem essa preocupação.



É impossível viver sem água! E como não existem condições para o armazenamento de água, a reposição precisa ser diária. O ideal é tomar, em média, oito copos por dia, o que soma cerca de dois litros de água.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page