top of page
  • carolrodes

Alongamento eficiente para um corpo adaptável

Você tem se sentido com o corpo mais travado e rígido? Que quando vai fazer algum movimento com maior amplitude seu corpo está menos flexível durante o isolamento social, mais “encurtado”?





Nosso corpo (muito inteligente e eficiente) se adapta rapidamente aos estímulos que ofertamos a ele, e nesse momento há uma maior tendência a comportamentos mais sedentários: estamos passando mais tempo sentado e/ou deitado, andando distâncias mais curtas… Naturalmente, nosso corpo se adapta às demandas dessas atividades - inclusive em relação à necessidade ou não de extensibilidade muscular.


O que podemos fazer? E por que os exercícios que envolvem alongamento no Pilates são mais resolutivos que longos períodos de alongamentos estáticos?


Bom, como já expliquei, o corpo funciona se adaptando aos estímulos impostos, ou seja, às atividades que fazemos e o que demandamos dele com certa frequência. E nosso corpo entende que essas adaptações são ainda mais necessárias quando ela acontece de forma ativa, dentro de um contexto que nos possibilita alcançar um objetivo ou cumprir uma tarefa relevante para nós.


Os alongamentos tradicionais podem ser recursos muito úteis em muitos momentos, principalmente para alívio de tensões, relaxamento, trazer conforto após longos períodos em uma posição.


Mas, diferente de exercícios de alongamentos mais “tradicionais” e generalizados, com longa permanência em uma posição parada, o alongamento no Pilates é exigido como parte do exercício.


Ou seja, acontece dentro de um contexto e do objetivo do movimento, juntamente com outros aspectos como força, controle, resistência, mobilidade, respiração… e, principalmente, tendo em vista os objetivos específicos de cada indivíduo com o Pilates.


Dessa forma, construímos as aulas de Pilates buscando exercícios e alongamentos que sejam eficientes em adaptar e preparar o corpo de forma geral para realizar as atividades necessárias com conforto, de acordo com o objetivo de cada um. Assim, os alongamentos do Pilates se tornam muito mais funcionais e individualizados.



Agende uma aula experimental com a gente aqui!



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page