Auriculoterapia e Hipertensão Arterial: uma alternativa ao tratamento medicamentoso

Dia 25 de Abril foi o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, uma das doenças crônicas mais comuns nos dias de hoje, que atinge cerca de 60% dos idosos no país. Apesar de muitas vezes ser assintomática, sua prevenção e controle são importantes devido às complicações a que está associada.

Na Medicina Chinesa, a Hipertensão Arterial é, na verdade, um sintoma decorrente de outros desequilíbrios e desordens, que podem ser tantos internos (relacionados ao elemento Madeira-Fígado ou Água-Rim) quanto externos (fatores psicológicos, estresse, sono, hábitos alimentares e estilo de vida).

A Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Chinesa que pode, sempre em conjunto com a equipe médica, complementar o tratamento da Hipertensão Arterial. A abordagem terapêutica e escolha dos pontos utilizados irão depender da especificidade de cada caso.

A Auriculoterapia pode contribuir principalmente em seus estágios iniciais, direcionada às causas da Hipertensão, juntamente com outras medidas não-farmacológicas. Em alguns casos é possível, desde que em acordo com o médico, cessar ou reduzir as doses dos medicamentos.

Também auxilia em casos que permanecem refratários ao tratamento, isto é, indivíduos que permanecem com elevados níveis de pressão arterial apesar do medicamento. Nesses casos, além de abordar os órgãos que acabam sendo sobrecarregados pelos efeitos adversos dos medicamentos, a Auriculoterapia atua para que, mesmo mantendo o tratamento medicamentoso, os níveis de pressão arterial possam ser diminuídos. Por fim, um uso menos conhecido da Auriculoterapia é em casos de crises/picos hipertensivos, de forma mais emergencial.

É essencial reforçar que a prevenção e controle da Hipertensão Arterial é multifatorial! É necessário cuidar da saúde e cultivar hábitos saudáveis: realizar atividade física regular, evitar altos níveis de estresse, boa alimentação e controle de peso, adequar o consumo de água e reduzir o de álcool, abandonar o tabagismo, e sempre manter o acompanhamento médico atualizado.

Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho para cuidar do coração!