zuzfisiopilates
Benefícios do Pilates para a pessoa com deficiência
No dia 21 de Setembro comemora-se o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Considerando o último Censo de 2010 do IBGE, estima-se que cerca de 25% da população tenha algum tipo de deficiência. Por isso, a data nos convida a relembrar e reforçar que a luta por uma sociedade mais justa e equitativa não é apenas das pessoas com deficiência e suas famílias, mas deve sim ser um esforço de toda a sociedade, uma vez que ela que impõe as barreiras que limitam a participação plena das pessoas com deficiência.

Entre os marcos importantes estão: o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver sem Limites), em 2011, que articula políticas intersetoriais para garantir inclusão social, acessibilidade e acesso à educação e saúde, e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em 2015, que assegura e promove o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
E o quê o Pilates tem a ver com isso?
O Pilates e seus princípios podem ser aplicados e incorporados a qualquer pessoa! Enquanto prática de exercício e atividade física, pode ser perfeitamente acessível e inclusiva, uma vez que os movimentos, junto com vários equipamentos e acessórios, possibilitam as variações e adaptações necessárias à particularidade de cada indivíduo. Contribui, ainda, para melhora da autoestima do aluno, conforme se percebe explorando e desenvolvendo as potencialidades do seu corpo e vencendo os desafios dos exercícios.
O Pilates também pode ser utilizado como ferramenta terapêutica para pessoas com deficiência. De forma mais lúdica, promove ganhos funcionais e melhora de força, mobilidade e flexibilidade, além de treinar coordenação, planejamento e organização motores, associando também a estímulos cognitivos.
