top of page
  • carolrodes

Benefícios da Shantala

Você conhece os Benefícios da Shantala?


A Shantala é uma técnica de massagem tradicional do Sul da Índia, que ficou conhecida pelo mundo com esse nome pelo obstetra francês Frédérick Leboyer. A sequência de movimentos realizada permite que o corpo e o sistema como um todo do bebê seja estimulado, trazendo inúmeros benefícios tanto para o bem-estar momentâneo quanto para o desenvolvimento físico e psicológico do bebê.


A importância do Toque


O toque é uma das principais formas de comunicação entre o mundo (mãe, pai, avós...) e o bebê. O estímulo de um toque carinhoso, cuidadoso, prazeroso para o bebê é importante para que ele se sinta amado, em segurança, permite que ele fique mais relaxado e reforça o vínculo de afeto com a fonte do toque.


Além disso, é pelo toque que o bebê vai descobrir seus movimentos, sua força, perceber seu próprio corpo e suas dimensões. Assim, o estímulo da pele é também essencial para a construção da imagem corporal da criança, e para que ela tenha consciência do seu próprio corpo.




Entre os diversos benefícios da Shantala estão:


· Fortalecimento do vínculo entre mãe/pai/cuidador e o bebê, diminuindo a carência afetiva da criança e favorecendo relações mais próximas e saudáveis;

· A maior conexão e intimidade traz segurança para bebê e também confiança para pais inexperientes;

· Melhora da digestão e do funcionamento intestinal, reduzindo e aliviando cólicas e gases na criança;

· Relaxamento e redução do stress do bebê e, consequentemente, maior tranquilidade dos pais também

· Melhora do sono da criança;

· Abertura de vias aéreas superiores e drenagem dos seios nasais, melhorando a respiração;

· Fortalecimento do sistema imunológico;

· Ser um momento relaxante para quem está cuidando da criança;

· Ganho de peso para bebês prematuros e/ou de baixo peso;

· Favorece o melhor desenvolvimento físico, neuropsicomotor, fisiológico e emocional do bebê.

A Shantala deve ser, acima de tudo, um momento igualmente prazeroso para a criança e para quem irá realizar a massagem, e não devem ter um sentido de “obrigação”, para que os afetos e laços possam ser fortalecidos.



Cuidados:

Existem muitos vídeos disponíveis na internet. Mas existem condições e contra-indicações que devem ser consideradas antes de realizar a Shantala no bebê! Assegure-se dos cuidados necessários e da técnica correta; em caso de dúvidas, converse com um profissional habilitado.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page