• zuzfisiopilates

Como a Reflexologia podal pode ajudar a dormir melhor?

A Reflexologia podal é uma técnica de estímulo de pontos específicos dos pés que tem sido usada desde 2500 aC, inicialmente no Egito Antigo, e depois China e Índia. A terapia foi e ainda é muito usada como prevenção, estímulo da saúde global, e parte complementar de diversos tratamentos, pois foi-se verificando a existência de pontos e áreas reflexógenas no pé, isto é, áreas que se relacionam à diversas áreas e órgãos do corpo.





Na medicina oriental, China principalmente, a técnica foi se aprimorando, sendo inclusive relacionada aos meridianos da acupuntura e aprimorando cada vez mais esse “mapeamento” das regiões dos pés. Além disso, expandiram-se as diversas técnicas de estimulação: pressões manuais, massagens, agulhas de acupuntura, moxa, entre outras.

Uma das grandes vantagens terapêuticas é a facilidade com que pode ser utilizada e orientada no dia a dia, principalmente para fins preventivos, sob a forma de massagem e pressões em pontos específicos. Para pessoas com insônia por exemplo, podem ser estimuladas algumas regiões logo antes de deitar-se para dormir, a fim de reequilibrar e regular algumas regiões e órgãos do corpo.

Aqui apresentaremos algumas dicas gerais e sugestões simples de regiões que podem ser estimuladas no caso de tendência a insônia ou dificuldades com o sono:

- Região da cabeça/cérebro: vai auxiliar na desaceleração e calma nos pensamentos, redução da agitação mental, maior tranquilidade;

- Região do Sistema Respiratório e Pulmão: uma respiração mais profunda é essencial para trazer o corpo a um estado de calma e repouso, que facilita a transição da vigília para o estado de sono;

- Estimular a Circulação Sanguínea: a boa circulação de sangue no corpo, adequada irrigação e distribuição de sangue nos tecidos é essencial para que o corpo sinta-se aquecido e globalmente relaxado;

- Coluna: se foi um dia estressante, é possível que as costas, nosso eixo, também esteja se sentindo mais tensa e pesada. O leve estímulo dessa região vai facilitar o relaxamento do corpo.




As regiões podem ser estimuladas com pressões e massagens profundas e com movimentos circulares, principalmente em um local que se perceba mais dolorido ou tenso.


Se você sofre de insônia grave e/ou outros distúrbios severos do sono, não deixe de buscar acompanhamento especializado. É importante reforçar que a Reflexologia podal é uma aliada do cuidado com a saúde como um todo, e não substitui outros procedimentos nem o acompanhamento de outros profissionais de saúde. Ao contrário, é um recurso para ser integrado como mais uma forma de autocuidado e responsabilidade com a própria saúde.

4 visualizações
Siga-nos
  • facebook-square
  • Black Instagram Icon
Endereço

Rua Tupi, 397, cj. 93 - Santa Cecília

São Paulo, SP 01233-001

zuzfisiopilates@gmail.com

Tel: (11)99793-5328

Mande um whatsapp


 

Encontre-nos