top of page
  • carolrodes

Compressa gelada ou quente?

Atualizado: 4 de mar. de 2020

Se após alguma lesão ou em algum período que sentiu dor você se fez essa pergunta, esse texto é pra você!



Muita gente tem essa dúvida, e apesar de mesmo na ciência ainda haver muita discussão sobre o assunto, sabemos alguns pontos relacionados a fisiologia que são fundamentais pra distinguir quais das duas técnicas utilizar.


A aplicação do gelo no local de lesão gera vasoconstrição, o que significa que acontece uma redução do aporte sanguíneo, ajuda a reduzir o edema (inchaço) e também a dor. Já a aplicação de calor provoca o oposto: aumenta a vascularização local, o que melhora a nutrição do tecido machucado, a elasticidade, diminui a rigidez e promove relaxamento muscular.


A partir dessas informações nós dividimos o uso das compressas da seguinte forma: quando há um processo inflamatório recente (um entorse, ou uma contusão), apresentando os sinais inflamatórios que são calor, edema, vermelhidão e dor, nós aplicamos gelo. E quando há um quadro de dor gerado por tensão muscular, nós aplicamos calor.


Precauções importantes ao utilizar essas ferramentas:


GELO

  • Utilizar alguma camada fina de proteção entre o saco de gelo e a pele (pode ser um pano fino ou o papel filme da cozinha mesmo)

  • Preferir saco de gelo a bolsas térmicas (as bolsas perdem temperatura muito rápido e podem te queimar)

  • Aplicar durante 20 minutos

  • Dar intervalos de 2h entre cada aplicação e fazer 2 ou 3 aplicações diárias (a menos que haja recomendação médica de mais aplicações, ms o intervalo entre as aplicações se mantém)

  • Tomar cuidado com as regiões de dentro dos cotovelos e de fora dos joelhos – são regiões muito inervadas


CALOR


  • Proteger a pele da compressa com um pano fino

  • Utilizar temperaturas suportáveis para evitar queimaduras – dê sempre ouvidos ao que seu corpo te fala!

  • Realizar a compressa até que esta perca o calor


IMPORTANTE!

Nunca aplique compressas em lesões com ferimentos expostos e nunca use compressa quente quando houver algum sinal inflamatório como calor (quando a região lesionada está quente), vermelhidão ou edema.


Em qualquer tipo de lesão, ou em casos de dores persistente, o ideal é sempre procurar um profissional da saúde especializado na área necessária para encontrar o melhor tratamento.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page