top of page
  • carolrodes

Controle e Respiração no Pilates

"Antes de tudo, aprenda a respirar corretamente."

Joseph Pilates


Quando pensamos em realizar um exercício físico, normalmente, pensamos em focar no número de repetições, séries, carga... afinal queremos visualizar os resultados. Sem dúvida, esses itens são essenciais quando falamos em prescrição de exercícios e seus objetivos. Porém, às vezes, às custas do quê estamos cumprindo as séries propostas?


Seria às custas dos ligamentos? Da articulação? Dos músculos que fazem apenas a força explosão do movimento? Ou será que durante o exercício temos a consciência e controle dos movimentos que estamos realizando, e estamos sentindo quais músculos estão trabalhando?


Quando pensamos em controle do movimento, precisamos trazer a consciência para o movimento, exigindo da concentração para a tarefa. Além dessa concentração, precisamos entender que a respiração tem um papel essencial para atingir esse controle.


É muito comum vermos pessoas que, durante o exercício, prendem a respiração no momento da força. Essa ação é conhecida como Manobra de Valsalva, que pode levar a uma série de implicações para nossos sistemas, principalmente se a pessoa apresentar algumas doenças, podendo levar à descompensação das mesmas.


Para evitarmos esse tipo de situação durante nossa prática de exercícios precisamos entender que temos músculos específicos da respiração capazes de auxiliar na execução de um movimento. Desse modo quando respiramos corretamente, a força muscular contribui para melhor estabilização do tronco, conseguindo assim trazer um controle maior para exercício proposto.



Talvez não conseguir realizar um exercício específico não seja apenas falta de força, mas pode ter associado, também, uma falta de controle do movimento. Isso requer não só a força, como também a resistência muscular, a respiração, a concentração, o equilíbrio e alinhamento para trazermos a fluidez para movimento.


Lembre-se da próxima vez que for se exercitar: a respiração é essencial para ter um bom controle do movimento e realizar a força de forma contínua e fluída!



Experimente uma aula de Pilates e aprenda como respirar de forma coordenada com os exercícios! Entre em contato aqui e agende sua aula experimental no ZUZ!



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page