Depressão e Ansiedade, e o exercício físico

Ansiedade e depressão são duas doenças silenciosas que afetam muitas pessoas hoje em dia. Nosso estilo de vida, as cobranças da família e da sociedade, assim como nossas próprias cobranças com nós mesmos, situações ou gatilhos emocionais podem levar uma pessoa a apresentar sintomas delas.

A situação que estamos vivendo hoje, de incerteza no mundo todo, levou a um aumento nos casos e diagnósticos de doenças psicológicas e de necessidade de tratamento especializado, com terapia ou medicamentos.

Porém, já há algum tempo é sabido que a realização de atividade física ajuda no controle de sintomas psicológicos por um efeito parecido com o de medicamentos. Enquanto os remédios atuam bloqueando certos hormônios que potencializam os sintomas, o exercício gera aumento de hormônios que geram a sensação de bem-estar, felicidade e gratificação, que ficam reduzidos em pessoas que possuem ansiedade ou depressão.

Ainda está pouco seguro realizarmos atividades em locais fechados, como academias, mas é possível achar alternativas em locais com menos pessoas ou mesmo dentro de casa para a prática corporal, como aulas online e vídeos ou aplicativos que ensinem uma rotina de exercícios. É importante ter foco e regularidade, e os resultados aparecerão.

Que tal agendar uma aula presencial ou online conosco e movimentar o corpo para melhorar ou manter a saúde mental?