• zuzfisiopilates

Dicas para começar uma atividade física

É muito comum que no início do ano as pessoas se organizem com metas, tirem ideias do papel, comecem algo novo. Com atividade física não é diferente! Muitos começam uma nova atividade física, seja por estarem sedentários, quererem ser mais ativos, ou iniciar uma nova modalidade.


Porém, ao iniciar uma nova atividade física diversos desafios surgem: uma nova modalidade, novas formas de se movimentar, musculaturas diferentes atuando, diferentes capacidades físicas sendo estimuladas... enfim, novas linguagens biomecânicas, físicas e bioquímicas para o corpo reagir.


Por isso, alguns cuidados nesse momento são necessários, para evitar fadiga, lesões e dores, e garantir que o início dessa atividade física ocorra da melhor e mais proveitosa maneira possível para nosso corpo.


Confira algumas dicas importantes quando for começar a praticar uma nova atividade física:



1. Tenha paciência e persistência


A progressão e os ganhos vêm com o tempo. Seu corpo precisa se acostumar com a prática, com a demanda de gasto energético, com as habilidades físicas necessárias... no começo pode parecer que o retorno é mínimo, mas com a manutenção do estímulo, o corpo vai se adaptar! Então não esqueça disso, tenha paciência e crie estratégias para persistir o exercício!


2. Saiba como e quando descansar


Conheça o seu corpo e esteja atento aos seus limites e necessidades de descanso. Não adianta começar "pesado" nos primeiros dias e depois ficar quebrado e parado por 1 semana... A recuperação adequada também é essencial para garantir os melhores ganhos e adaptações ao exercício!


3. Nutra bem o seu corpo


Seu corpo precisa de "combustíveis" saudáveis e nutritivos para ter um bom desempenho! Organize bem suas refeições em termos de horário e qualidade, procurando fazer escolhas mais saudáveis. Se necessário, consulte um nutricionista.


4. Um bom sono reparador é um aliado


Todo o ciclo e fisiologia do sono também auxiliam na recuperação e preparo do corpo para manter uma atividade física regular.


5. Mantenha-se hidratado


75% da composição muscular é água! Ela é essencial para a contração muscular, regular a temperatura corporal, manutenção do ritmo cardíaco e transportar de oxigênio no sangue. No exercício consumimos muita água do corpo, e a desidratação, além de reduzir o desempenho, pode gerar tonturas, dores e lesões devido ao corpo estar em muito "estresse".


6. Garanta movimentos eficientes e seguros


Se está iniciando uma atividade física nova, é de extrema importância que inicie a prática com a orientação e supervisão adequada! É uma forma de garantir gestos mais seguros e prevenir possíveis dores, lesões e sobrecargas, além de otimizar o gasto energético. Isso pode ser feito por instrutores, treinadores, fisioterapeutas e profissionais do movimento em geral diretamente supervisionando ou analisando a modalidade de exercício em si, ou mesmo com um treino de base associado que simule e treine os novos gestos, como no pilates, musculação, personal, entre outros.


É ótimo iniciar uma nova atividade física! Faça isso com os cuidados necessários e não deixe de buscar o apoio de profissionais sempre que precisar!



Confira também!

Atividade física nas férias do trabalho?
Pilates e o medo de voltar ao esporte




4 visualizações0 comentário