top of page
  • carolrodes

Dor nas costas: e agora? Repousar ou movimentar, eis a questão.

Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer que "travou a coluna" então precisa parar tudo, e ficar só deitado de repouso esperando passar? Ou que começou a sentir uma dorzinha nas costas e aí trocou a academia por mais tempo sentado ou deitado no sofá?



Hoje em dia, porém, essa ideia já caiu por terra, e as melhores evidências vêm cada vez mais reforçando o efeito do movimento na melhora da dor lombar.


Isso não quer dizer que a solução é sair correndo, saltando ou fazendo acrobacias com a coluna travada e dolorida! Mas sim que, juntamente com outras medidas de controle de dor (farmacológicas ou não), os exercícios e movimentos, realizados de forma segura, supervisionada e progressiva, são ferramentas essenciais para a melhora da dor e da funcionalidade do corpo.



Quando ficamos por muito tempo parados, sedentários ou passamos períodos prolongados sentados/deitados, os músculos vão ficando mais “preguiçosos”, todo o corpo fica mais rígido e menos disponível para o movimento. E como o nosso corpo se adapta às demandas que exigimos dele, assim ele vai aprendendo que o melhor a fazer é ficar de fato parado!


Já o exercício vai trabalhar a mobilidade, melhorar a flexibilidade dos tecidos, estimular a força e o controle muscular, melhorar a vascularização dos músculos e do corpo todo, e regular a amplitude das articulações, promovendo uma auto-regulação geral do corpo pelo movimento.


Assim, vai-se ensinando ao corpo que aos poucos ele pode retomar todas as suas atividades com segurança, sejam elas correr, andar no parque, subir escadas ou cozinhar.



Algumas outras dicas sobre exercícios e medidas benéficas para melhora da dor lombar:


- Escolha uma atividade que seja prazerosa pra você! Além de fazer bem para sua saúde psicológica, é muito mais fácil de sustentar e aderir a alguma coisa quando sentimos que ela nos faz bem.

- É importante que a atividade escolhida te motive! Você deve se sentir desafiado e ao mesmo tempo confiante de que será capaz de realizar a atividade. Isso também vai beneficiar a sua autoestima.

- O exercício deve ser facilitado ou conduzido por um profissional que você confie, seja ele fisioterapeuta, instrutor, professor, personal, etc.

- Descanso adequado e hábitos saudáveis em geral também vão colaborar com o corpo. Quando o corpo está exaurido, a dor é uma forma de alerta, a fim de chamar a atenção para o cuidado com ele.


Vem marcar uma avaliação, tirar suas dúvidas e se movimentar!

113 visualizações0 comentário
bottom of page