• zuzfisiopilates

Exercício físico e prevenção do câncer de próstata

Câncer (CA) de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. As estimativas apontam cerca de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.


Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: Idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade – homens com peso corporal elevado tem maior risco de desenvolver CA de próstata.


Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata, estão: ter uma alimentação saudável, manter peso corporal adequado, praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física diária, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, contribuindo, assim, para a prevenção do câncer.


A prática de exercício físico constante é fundamental para se ter uma vida saudável, portanto, é importante que se faça algo que goste. O Pilates como atividade física é uma modalidade completa, que trabalha força muscular, equilíbrio, concentração e alongamento, além de oferecer exercício com baixo impacto para as articulações.



Com tantos benefícios, o Pilates possui diversas dificuldades, conseguindo evoluir dificuldade de exercícios de acordo com o desenvolvimento do aluno, podendo se tornar uma prática dinâmica e desafiadora.

Experimente!



Leia também:
Novembro Azul e a Saúde do Homem
Pilates para lutadores
Dia Mundial do Combate ao Câncer


8 visualizações0 comentário